Guaxupé, sexta-feira, 26 de abril de 2024
Cultura

Artistas de Guaranésia e Juruaia mostraram o amanhã em Governador Valadares

terça-feira, 1 de fevereiro de 2022
Artistas de Guaranésia e Juruaia mostraram o amanhã em Governador Valadares O ator Wémerson Funck no 14º Fenta. (Fotos: Divulgação)

O14º Festival Nacional de Teatro de Governador Valadares, Fenta, voltou a ser presencial este ano. De 20 a 23 de janeiro, participaram 14 grupos teatrais de quatro estados: MG, SP, RJ e PR. As peças foram apresentadas em uma praça (categoria Rua), no auditório de um colégio e num espaço cultural de Valadares.
O Grupo Máscaras, de Guaranésia, ganhou prêmios no Fenta de 2010 e 2018, com a exibição e remontagem da peça Eus. Nessa 14ª edição, o Máscaras conquistou duas premiações com o experimento cênico “O que o amanhã trará? Eu sei que tudo é passageiro...” Prêmio de Melhor Direção para Maurinho Máscaras, e Melhor Iluminação.
E ainda conquistou três indicações de prêmio: trilha sonora, melhor espetáculo alternativo e melhor ator para Wémerson Funck, de Juruaia. O ator dos grupos Tramas & Dramas e Passarim, ambos de Guaxupé, estreou no Máscaras com esse espetáculo solo e teve o trabalho reconhecido no festival mineiro.
Sem a estrutura convencional de uma dramaturgia, o experimento cênico de Guaranésia reuniu um poema do diretor Maurinho, frases soltas e áudios de Dany Arcanjo e Thiago Gouveia, do grupo Solares, no Rio de Janeiro.
O Fenta é uma produção da Cia. Asa do Invento em parceria com a prefeitura local. Para participar do festival em 2022, o Grupo Máscaras contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Guaranésia e da Zampar Farma. (Sílvio Reis)

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!