Guaxupé, quinta-feira, 28 de março de 2024
Cultura

Em Guaranésia, Feteg entra na Prosa

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021
Em Guaranésia, Feteg entra na Prosa

A pandemia do coronavírus interrompeu a quinta edição do Festival de Teatro de Guaranésia, em abril de 2020. O Feteg 5º Ato receberia 31 espetáculos de oito estados brasileiros e do Distrito Federal. Em continuidade ao processo de internacionalização, um grupo teatral da Colômbia confirmou participação.
Recentemente contemplado pela Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural de Minas Gerais, o Feteg realizará ações culturais no início deste ano. Em janeiro, o fórum online Prosa Pública vai debater “O Fazer Teatral e as Artes da Cena como exercício crítico, político e social”. Artistas de oito estados se inscreveram: AL, BA, MG, PB, PR, RO, SP, RJ, além do Distrito Federal.
O que mudou foi o formato. O fórum que acontecia durante o festival vai reunir, na plataforma Zoom, a equipe organizadora, a Comissão Crítico Estético Pedagógica (CEP), participantes do Feteg e público interessado.
De 12 a 15 de janeiro de 2021, o Prosa se divide em temas. Na noite do dia 13, um artista do Rio Grande do Norte e dois do Rio de Janeiro discutem e debatem “A rua como espaço de troca.” Dia 14, quatro convidados de São Paulo batem papo sobre “A presença da performance em festivais de teatro: desafios e implicações.” Veja a programação no Facebook: Festival Internacional de Teatro de Guaranésia, Feteg.
A programação de fevereiro ainda não foi definida. Os dois eventos têm apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais e Ministério do Turismo. Haverá certificado de participação para integrantes do bate-papo.
 
Mundialização
Um espetáculo do México, no Feteg 4º Ato, iniciou a internacionalização do festival. Em paralelo, grupos teatrais de cinco países, incluindo Moçambique e Polônia, fizeram inscrição.  Artistas de dois países mostraram interesse. Destaque para um grupo de Tomé e Príncipe, onde se fala português. Agora, na mundialização do Prosa Pública, tem participante de Angola.


 
 
 

Comente, compartilhe!