Em um mundo onde os impactos das mudanças climáticas e a degradação ambiental se tornam cada vez mais evidentes, a separação correta dos resíduos sólidos emerge como uma prática essencial.
E a participação da população nesse processo é fundamental.
Ao separar o lixo reciclável dos resíduos orgânicos dentro das residências, os moradores ajudam a reduzir o volume de materiais que vão para aterros e lixões e, ao mesmo tempo, possibilitam uma nova vida aos produtos por meio da reciclagem.
Em Guaxupé, o Programa Separa+ visa promover uma mudança de comportamento na população em relação à reciclagem. Desde maio deste ano, a equipe do Programa vem trabalhando para que os moradores adquiram novos hábitos de reciclagem.
A proposta é mostrar que, ao separarem o lixo para a reciclagem dentro de casa, estão contribuindo não só com o meio ambiente e para a limpeza e a sustentabilidade de Guaxupé, mas também colaborando com a renda das famílias dos cooperados da Recicla Guaxupé, que já vêm promovendo ações de conscientização e educação ambiental desde que a coleta seletiva foi inaugurada no município, em 2020.
O Programa Separa+ é uma iniciativa conjunta entre a cooperativa Recicla Guaxupé, a ONG Delterra, o Instituto Recicleiros e a Prefeitura de Guaxupé.
“Trabalhar com o Separa+ está me trazendo a oportunidade de conhecer a fundo o processo de reciclagem, o que me fez repensar o quão importante isso é para cuidar bem da nossa cidade e das futuras gerações”, conta Héllen Cheiévine do Nascimento, Agente de Campo do Programa Separa+.
“Esse trabalho tem sido fundamental para cidades como Guaxupé, pois promove a conscientização da população para a responsabilidade de separar os resíduos recicláveis para o descarte correto, resultando em uma cidade mais limpa, reduzindo os impactos ambientais e economizando recursos naturais.
Além disso, o projeto gera postos de trabalho e promove uma cultura de sustentabilidade entre os cidadãos, que colaboram para uma cidade mais sustentável e preparada para enfrentar os desafios ambientais futuros”, afirma Daiane Alfenas Ribeiro, Agente de Campo Líder do Programa.
“Aqui em casa, a reciclagem é um aprendizado em família! A Nina sempre nos lembra da importância de cuidar do planeta, mostrando uma consciência ambiental admirável.
Já o Cae, acha a separação do lixo uma diversão e isso torna tudo mais leve e educativo. Estamos começando juntos a entender o impacto das nossas ações e aprendendo que reciclar é uma maneira poderosa de contribuir para um futuro melhor”, conta a dona de casa e empresária Lorrayne Martins.
Já Verônica Franchi, farmacêutica, também moradora de Guaxupé, conta o que fez para facilitar a organização com os recicláveis: “separei um recipiente específico para a reciclagem no meu apartamento, o que facilitou muito o dia a dia.
Além de contribuir com o meio ambiente, também é uma forma de apoiar os catadores de recicláveis da cidade. Depois que comecei a fazer isso, percebi o quanto de materiais recicláveis nós consumimos no dia a dia. O volume é muito maior do que o lixo comum”.
Até o final deste ano, promotores do Separa+, cooperados da Recicla Guaxupé e Agentes de Saúde do município visitarão moradores e comerciantes da cidade para conscientizar, orientar e esclarecer possíveis dúvidas sobre a separação de resíduos sólidos para a reciclagem.