Escolas de período integral da rede municipal de Guaxupé promovem interação entre as crianças
sexta-feira, 27 de setembro de 2024
Fotos: Divulgação
Esta ação educativa foi desenvolvida com objetivo de promover a consciência ambiental e a responsabilidade por meio da experiência prática: plantio de uma árvore samambaia
Na dia 20 de setembro, as crianças da EMEI Professora Luciene Alves Silva Godoi receberam as crianças da EM Professora José de Sá para juntas realizarem o plantio de um árvore nas dependências da escola.
Esta ação educativa foi planejada para promover a consciência ambiental nas crianças que terão a responsabildiade por meio desta experiência prática com o plantio e cuidados diários com uma árvore chamada samambaia.
Estas escolas, apoiadas pela Secretaria Municipal de Educação, planejaram esta tarde de interação entre as crianças, valorizando os cuidados com a natureza, pois as duas escolas estão desenvolvendo projetos educacionais de preservação do meio ambiente.
Além do momento do plantio, as crianças puderam brincar, cantar, conhecer os espaços da escola.
Elas participaram de uma vivência musical ao som da música “A linda rosa juvenil”.
Foi possível perceber a alegria nos rostos de todas as crianças que representaram, por meio de gestos e ações, as partes da música.
As crianças da EM Professor José de Sá presenteou as crianças da EMEI Professora Luciene com produções artísticas, representando o plantio da árvore.
As professoras e as dirigentes destas escolas conversaram previamente com as crianças sobre as contribuições de uma árvore para a qualidade de vida deles: melhoram a qualidade do ar, contribuem para a diminuição da temperatura, aumentam a umidade do ar, evitam erosões, fornecem sombra e servem de abrigo para animais.
A equipe da Secretaria de Educação contou com o apoio da Secretaria de Obras e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente no plantio desta árvore, verificando o local adequado, preparando o local e escolhendo a espécie de árvore adequada ao local em escolas.
Diante das questões climáticas que vivemos, principalmente o aumento das temperaturas, é fundamental planejar e implementar ações educativas com as crianças.
Este evento simbólico, realizado na véspera do Dia da Árvore, foi apenas uma das inúmeras ações desenvolvidas diariamente na promoção da autonomia das crianças da rede municipal.
O diálogo constante sobre clima, reciclagem, bem como o desenvolvimento de projetos investigativos, buscam promover atitudes positivas e sustentáveis desde a infância
As escolas sensibilizaram as famílias por meio da divulgação desta causa, como uma alternativa de estreitar o vínculo entre as crianças de escolas diferentes, mas que vivem na mesma cidade, no mesmo planeta e precisam juntas cuidar da natureza.
Esta ação ajudou as crianças a se envolverem e compreenderem que são parte essencial para uma sociedade mais sustentável.