Copasa investe R$ 5 milhões para modernizar redes de água em Guaxupé
segunda-feira, 2 de setembro de 2024
Foto: Copasa/Divulgação
Obras garantem melhoria das redes e maior regularidade no fornecimento de água para os moradores
A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) segue em movimento no município de Guaxupé, na região Sul do Estado, onde realiza importantes iniciativas com foco na otimização do Sistema de Abastecimento de Água.
A empresa está investindo quase R$ 5 milhões para a substituição de redes antigas de água em pontos estratégicos do município, garantindo um abastecimento com quantidade e regularidade para os mais de 49 mil habitantes.
Atualmente, os serviços estão concentrados nos bairros Jardim Regulador e Vila Santa Bárbara, mas eles já percorreram diversas regiões do município, totalizando a substituição de 15.700 metros de rede, somadas as duas etapas das obras. Com a segunda etapa em andamento, a previsão é que mais 5 mil metros de rede ainda sejam substituídos.
De acordo com o gerente regional da Copasa, Sérgio Luís Resende, essas obras contribuirão de maneira expressiva no combate às perdas de água, bem como na redução do número de manutenções emergenciais provocadas em razão do rompimento de redes.
“Como Guaxupé ainda conta com redes mais antigas e, em alguns pontos, com pressão elevada, isso acaba gerando uma série de rompimentos, além de diversos problemas operacionais e interrupções prolongadas no fornecimento para a manutenção das mesmas. Com essas obras, buscamos solucionar esses gargalos, aprimorando o processo de distribuição da água”, destacou.
O gerente também ressaltou a importância da parceria e da compreensão da população durante a realização das obras.
“É natural que qualquer obra, grande ou pequena, cause alguns transtornos aos moradores devido aos locais onde os serviços são realizados, bem como à complexidade dos serviços. No entanto, é fundamental que todos entendam que esses transtornos são temporários. Os benefícios que virão serão muito maiores e durarão por muito mais tempo", explicou Resende.
Monitoramento e controle rigoroso da qualidade da água
A Copasa também tem como foco garantir a qualidade da água distribuída aos guaxupeanos.
Para isso, a empresa realiza uma série de análises, desde o ponto de captação até a água que chega às residências, em estrita conformidade com os padrões de vigilância e potabilidade estabelecidos pela Portaria GM/MS 888/2021 do Ministério da Saúde.
Essas análises são monitoradas por uma rede laboratorial estruturada, que inclui laboratórios localizados em Guaxupé, Varginha (Regional) e Belo Horizonte (Central).
Eventuais resultados anormais nas análises de qualidade desencadeiam novas campanhas de amostras, inspeções sanitárias e ações corretivas imediatas para garantir a eliminação das causas e a correção de problemas pontuais.
A Companhia também disponibiliza todas as informações de controle da qualidade da água aos órgãos competentes, conforme as exigências da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG).
Sérgio Resende enfatizou que a vigilância e o controle de qualidade da água são um compromisso da Companhia com seus clientes.
"A água distribuída pela Copasa é considerada uma das melhores do Brasil, graças ao trabalho minucioso e rigoroso que garante a conformidade com os padrões de potabilidade, assegurando a saúde e a segurança da população", concluiu o gerente regional.