Guaxupé, domingo, 16 de junho de 2024
Cidades

Memorabilia Filmes & produções culturais realiza curso de realização audiovisual com foco no patrimônio da cidade de Guaxupé

quarta-feira, 5 de junho de 2024
Memorabilia Filmes & produções culturais realiza curso de realização audiovisual com foco no patrimônio da cidade de Guaxupé

Formação híbrida possibilitará que os participantes realizem um filme em conjunto tendo como foco o patrimônio vivo, material e imaterial de Guaxupé.

O CURSO MEMORABILIA CINEMA & PATRIMÔNIO tem como objetivo incentivar a realização audiovisual em Guaxupé e região, contemplando em sua maioria, estudantes da rede pública de ensino, no qual o acesso à produção cinematográfica é quase inexistente.

O curso será realizado aos sábados do mês de julho, das 8h00 às 12h00, em formato híbrido, com aulas virtuais e encontros presenciais para execução do cronograma de realização do filme estudantil e contemplará as gravações de cenas e outras demandas do filme, que será proposto durante a formação, que terá uma carga horária de 30 horas, distribuídas em quatro encontros, além das orientações em grupo.

Durante a formação, os participantes deverão produzir uma obra de curta-metragem de gênero de sua preferência, tendo como foco o patrimônio vivo, material e imaterial de Guaxupé, oportunizando a construção de um acervo comunitário de narrativas visuais, orais, sobre o território e sua importância para a cidade, sobre a história, o cotidiano e a cultura local. 

O curso de formação audiovisual visa apresentar, através de uma vivência prática, toda a problemática existente na elaboração de uma produção cinematográfica, contextualizando formas e técnicas empregadas para a realização de vídeos, ambientada em um universo de personagens e linguagens próprias de uma realidade característica de Guaxupé

A formação contemplará até 20 participantes de todas as faixas etárias, com foco em pessoas residentes em zonas de vulnerabilidade social, selecionados conforme parâmetros de diversidade sendo eles: 40% de estudantes negros; 40% de estudantes brancos; e 20% de estudantes indígenas; c) 30% de profissionais LGBTQIA+; d) 20% de pessoas com deficiência (PcD); Haverá ainda reseva de vagas para estudantes regularmente matriculados na rede pública de ensino. 

Caso não existam estudantes inscritos que permitam cumprir as cotas acima estabelecidas, a coordenação do projeto garantirá o máximo de diversidade possível. 

Este projeto é idealizado e coordenado por Eudaldo Monção Jr. (Canô), também facilitador do Curso Memorabilia Cinema e Patrimônio.

A produção é de Ana Elisa Leite Ribeiro (Lik Ribeiro).

O curso é um realização Memorabilia Filmes, viabilizado através da LEI COMPLEMENTAR 195/2022 (LEI PAULO GUSTAVO), contemplado no EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2023 - AUDIOVISUAL.

Com prestação de serviços culturais na cidade de Guaxupé desde novembro de 2022, Memorabilia Filmes & Produções culturais já realizou na cidade exibições cinematográficas como o Dia Internacional da Animação e o Circuito Tela Verde. 

Produziu o Programa de Rádio (Sintonizados), realizado em comemoração aos 100 anos do Rádio no Brasil, que foi transmitido em todas as rádios do país, através da Rádio Câmara dos Deputados, além da realização dos filmes (Cinemas de Rua de Guaxupé), e (Da cela a sala), em desenvolvimento. 

Sobre o facilitador do curso

EUDALDO MONÇÃO ROCHA JÚNIOR (CANÔ)
Coordenador de projeto e facilitador do Curso Memorabilia Cinema e Patrimônio


Canô é graduado em Comunicação Social com habilitação em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Pós graduado em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Faculdade Alfa América.

Possui extensão universitária em Comunicação e Linguagens Midiáticas pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Roteiro para a produção de vídeos estudantis pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Audiovisuais: arte, técnica e linguagem pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Roteiro para documentário no Centro Audiovisual Norte-Nordeste (CANNE), Construção de mundos ficcionais e Modelos de Serialidades na Usina do Drama/Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Formação complementar na 7ª Oficina de Audiovisual do Núcleo de Produção e Pesquisa em Audiovisual da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Nova de Lisboa (ICNOVA), VII Oficina de Produção Audiovisual da Fundação Getúlio Vargas (FGV/ CPDOC), Oficina de Realização Audiovisual pelo Núcleo de Produção Digital Orlando Vieira (NPDOV).

Diretor do documentário (O Muro é o Meio) filme licenciado para o Canal Brasil e exibido em diversos festivais nacionais e internacionais com destaque para a participação na 25º edição do Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro.

Vencedor do prêmio aquisição EBC/TV Brasil, de melhor curta-metragem da 10º Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, mostra que exibiu o documentário em todas as capitais brasileiras e em outros mil espaços culturais no ano de 2015. 

Produtor do curta-metragem de ficção "Do outro lado do rio", premiado no Curta-se 11 - Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe, 22ª Kinoforum em São Paulo, Mostra Visorama do Festival Visões Periféricas no Rio de Janeiro, e exibido no Festival Signes de Nuit em Paris- França. Selecionado no 8°e 9º edital de curtas do Canal Futura para a produção dos documentários  (Louça de Deus) e (Cine Rio Branco).

Diretor do documentário (Carretéis), projeto selecionado no 1º edital DOC Futura para a realização de curtas-metragens.

Coordenador e curador da Mostra Cinemas do Brasil, projeto realizado em 42 cidades do país, em Tel Aviv, Israel e na televisão pela TVE Bahia/IRDEB, através do Edital de Mobilidade Artística do Governo do Estado da Bahia. Produtor, diretor, roteirista e montador dos documentários (A bondade dos estranhos), (Cinemas de rua de Aracaju), (Arte urbana por elas).

Colaborador do SESC SE com a realização de projetos de formação audiovisual como o curso de documentário (2017), onde resultou a obra experimental (Lembranças do Rio Sergipe) e professor do Módulo 2 (Produção audiovisual com dispositivos móveis), do curso promovido pelo Núcleo Audiovisual SESC/SE, tendo resultado nos filmes estudantis (Viva São João - Um resgate da cultura junina sergipana), (Ilusão), (O time do povo) e (Visões).

Coordenou o Curso Virtual de Realização Audiovisual no Recôncavo em parceria com a FUNCEB - Fundação Cultural do Estado da Bahia através de proposta contemplada no Edital Prêmio das Artes Jorge Portugal com recurso da Lei Aldir Blanc. Ministrou os módulos de Produção, Direção, Roteiro, fotografia e Edição do Curso Vivência Audiovisual do Núcleo Audiovisual do SESC/SE, com carga horária de 160 horas.

SERVIÇO
Curso Memorabilia Cinema & Patrimônio
Inscreva-se até 1 de julho pelo site do projeto: 
https://cursoaudiovisual.wixsite.com/guaxupe 
Vagas: 20
Carga horária: 30 horas 
Aulas aos sábados:  06/07, 13/07, 20/07, 27/07, das 08h às 12h.
Formato: Virtual e presencial

CONTATO
Telefone: (11) 9 8157-4424
E-mail: 
eudaldo.moncao@gmail.com / memorabiliafilmes@gmail.com. 

 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!