Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cidades

Empresa de louças e metais sanitários inaugura nova fábrica em Poços de Caldas, com a geração de mais de 300 novos postos de trabalho

quarta-feira, 8 de novembro de 2023
Empresa de louças e metais sanitários inaugura nova fábrica em Poços de Caldas, com a geração de mais de 300 novos postos de trabalho Foto: Docol/Divulgação

Mais um grande empreendimento inicia operação em Minas Gerais. Uma das maiores fábricas de louças e metais sanitários do país, a Docol inaugurou, na terça-feira, 7, nova fábrica em Poços de Caldas. Com o auxílio da Invest Minas, agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), a empresa investiu cerca de R$ 221 milhões no empreendimento, que vai gerar em torno de 350 empregos permanentes nos próximos três anos.

A fábrica de Poços de Caldas será responsável por extensa linha de produtos, incluindo bacias com caixa acoplada, cubas de embutir e sobrepor, e tanques de lavar roupa.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, comemorou o início de funcionamento da fábrica. “É mais um grande investimento atraído por esta gestão que se torna realidade, ofertando mais empregos para os mineiros, mais oportunidades de negócios para pequenos empresários da região e arrecadação para o município. Este é, sem dúvidas, o melhor caminho para o desenvolvimento sustentável da nossa economia”, afirma.

“Essa inauguração é bastante simbólica, pois foi resultado de muita negociação e esforço da equipe do 
Governo de Minas e do município, ainda durante a pandemia. A chegada de uma marca como a Docol traz ainda mais robustez à economia mineira e abre caminho para que outras empresas com atuação nacional e internacional façam o mesmo e venham investir em Minas”, afirma Leandro Andrade, diretor de Atração de Investimentos da Invest Minas.

Segundo a empresa, a decisão de estabelecer a nova fábrica em Poços de Caldas ocorreu após a avaliação de diversos estados e municípios e baseou-se em uma série de fatores estratégicos. A cidade oferece uma infraestrutura robusta, mão de obra qualificada e maior proximidade aos fornecedores de matéria-prima, juntamente com o estado de São Paulo e outros grandes centros consumidores.

“A partir da nova planta, a Docol ganha capacidade para ampliar também sua presença internacional, uma vez que está preparada para atender não apenas ao mercado nacional, mas também reforçar as exportações da empresa, solidificando sua posição de destaque no mercado externo”, comenta o presidente da empresa Gustavo Bertani.

Presente de aniversário
A inauguração da fábrica da Docol acontece durante as comemorações de 151 anos de fundação de Poços de Caldas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Franco Martins, afirma que a nova fábrica é um marco da retomada dos investimentos na cidade.

“Este é um belo presente de aniversário que coloca Poços novamente no cenário de grandes investimentos do estado. A vinda da Docol é muito positiva para o fomento econômico do município, que teve uma retomada de investimentos no período pós-pandemia, puxada justamente por essa fábrica. Hoje, temos totais condições de infraestrutura, mão de obra e outros fatores para a instalação de grandes indústrias”, diz o gestor.

Sobre a empresa
A Docol é uma empresa nascida em Santa Catarina há mais de 65 anos. Atualmente, conta com mais de 2 mil colaboradores e tem receita líquida na ordem de R$ 1bi/ano. Seus produtos, que colecionam prêmios ao redor do mundo, são exportados para mais de 40 países - a empresa é uma das líderes do segmento no Brasil e a maior exportadora de metais sanitários da América Latina.

Em 2019, a Docol adquiriu o controle operacional da Mekal, empresa líder no segmento de cubas e bancadas de aço inoxidável para cozinhas de alto padrão. Também em 2019, passou a atuar no segmento de louças sanitárias com produtos importados. Além da unidade de Poços de Caldas, a empresa possui outras duas fábricas no Brasil: em Joinville (SC) e São Paulo (SP).

Comente, compartilhe!