Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Cidades

Unidade de Saúde é inaugurada no bairro Jardim Ouro Verde, em Guaxupé

terça-feira, 3 de outubro de 2023
Unidade de Saúde é inaugurada no bairro Jardim Ouro Verde, em Guaxupé Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé

ESF Dr. José Laércio Balbino começou a funcionar nesta segunda-feira, 2

Com a presença da família do saudoso Dr José Laércio Balbino, autoridades e servidores municipais, o Governo Municipal inaugurou mais uma unidade de saúde no município. Trata-se da Estratégia de Saúde da Família do bairro Jardim ouro Verde, em Guaxupé. "É com muita alegria que esta unidade passa a funcionar a partir de hoje. Não é fácil colocar uma nova unidade em funcionamento. Esta especificamente foi um grande desafio. Mas é com muito orgulhos que realizamos mais esta inauguração", pontuou o Secretário de Saúde Adilson Freitas.

A Estratégia Saúde da Família (ESF) é o modelo assistencial da Atenção Básica, que se fundamenta no trabalho de equipes multiprofissionais e desenvolve ações de saúde a partir do conhecimento da realidade local e das necessidades desta população. Na ESF Dr José Laércio Balbino irão funcionar salas para atendimento médico, enfermeiro, consultório ginecológico, sala de curativo, sala de vacinação, sala de agentes comunitários de saúde, triagem, nebulização, sala de observação e consultório odontológico. A equipe será composta pelo médico Dr Sérgio Luiz Assis Ferreira, enfermeira Ana Luiza da Silva, técnica de enfermagem Daniela Cristina da Silva, além de serviços gerais.

O nome da unidade foi aprovado pela Câmara de Vereadores por unanimidade. Homenageia uma das figuras mais queridas pela população de Guaxupé: Dr José Laércio Balbino. Decano dos médicos desta cidade, antes da municipalização da saúde pública, raro foi o lar onde ele não foi muitas vezes para levar o lenitivo e o conforto, quaisquer que fossem as condições dos enfermos, pois entendia a medicina como um verdadeiro sacerdócio. Na sua carreira profissional, trabalhou por muitos anos na Santa Casa de Misericórdia de Guaxupé. Foi ele o profissional que assistiu o bispo Dom Inácio João Dal Monte em sua enfermidade e em seus derradeiros momentos de vida, inclusive foi quem atestou o óbito, em 29 de maio de 1963. Após a municipalização da saúde, como médico das unidades básicas, prestou relevantes serviços no Posto de Saúde do Parque da Figueira, onde se tornou querido, respeitado e admirado. Foi com grande pesar que a cidade recebeu a notícia de sua morte e será com grande respeito que reverenciaremos a sua memória, porque a sua lembrança viverá imortal como a sua bondade. "Nossa família está muito feliz e honrada com esta homenagem", disse Dr Nicolau Balbino, irmão do Dr Laércio em sua fala na inauguração.

O Governo Municipal comemora mais esta inauguração e deseja ao Dr Sérgio e toda a equipe que irá trabalhar no local muita felicidade, empatia, sucesso e realizações. E à população que fará uso, que sejam muito bem atendidos. "É um dia muito feliz. Inaugurar esta unidade hoje é muito gratificante. Foi depois de muito trabalho, de muita luta, que conseguimos terminar esta obra. Quem mora nas imediações acompanha há anos os problemas que enfrentamos aqui. Mas nunca perdemos a esperança, sabíamos que iríamos conseguir, mais cedo ou mais tarde. A nossa população merece, esta comunidade merece", finalizou o Prefeito Dr Heber Quintella. (Ascom/Prefeitura de Guaxupé)

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!