Guaxupé, segunda-feira, 29 de abril de 2024
Cidades

Encontro de Carreiros e Queima do Alho em Santa Cruz da Prata recebem shows regionais

domingo, 4 de junho de 2023
Encontro de Carreiros e Queima do Alho em Santa Cruz da Prata recebem shows regionais Uma grande festa com Queima do Alho, Encontro de Carreiros e shows (Foto: Divulgação)

No próximo final de semana, dias 10 e 11 de junho, o distrito de Santa Cruz da Prata realiza o 12º Encontro de Carreiros e a 11ª Queima do Alho. No primeiro dia de festa, a Queima do Alho tem apresentação musical de Felipe e Falcão e outros artistas regionais. No domingo, o desfile de carros de bois reúne vários carreiros da região e outras duplas sertanejas.

Desde 2009, o Encontro de Carreiros é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo de Guaranésia, em parceria com uma Comissão Organizadora. O local escolhido é a praça da igreja central.

Em 2011, Santa Cruz da Prata passou o integrar o Circuito Mineiro da Queima do Alho, valorizando assim a culinária caipira das comitivas de peões de boiadeiros. São as famílias do distrito que preparam as refeições servidas às comitivas participantes do evento.

A comemoração festiva resgata ainda a tradição de um dos primeiros meios de transporte do município, o carro de boi, que ajudou a construir a cidade de Guaranésia e a Pratinha, interligando-os ao meio rural. Por manter esse valor artístico e cultural, a partir de 2018 a Festa do Carreiro se tornou um Patrimônio Imaterial de Guaranésia.

O Encontro de Carreiros gera turismo e economia ao local. É uma data de confraternização, em que a comunidade recebe ex-moradores do distrito, guaranesianos, visitantes de municípios próximos e distantes. São dois dias de festa, de manhã até à noite.
(Silvio Reis)
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!