Cooxupé: 67 anos levando café para o Brasil e para o mundo
quarta-feira, 27 de novembro de 2024
O presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo (foto em destaque), celebra os 67 anos da Cooperativa neste dia 27 de novembro (Fotos: Divulgação)
Cooperativa celebra sua atuação com o negócio café, encantando clientes do mundo todo com excelência e qualidade, da fazenda à xícara
"O dia 27 de novembro é muito importante para nós, pois celebramos o momento em que nossa cooperativa começou a operar com o negócio café.
Mas, para falar desta data, é preciso voltar nos idos 1932, quando nascia uma cooperativa agrícola de crédito.
E, então, em 1957 iniciou suas atividades cafeeiras ao ser transformada na Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé, a nossa Cooxupé.
Cooxupé
Há 67 anos, a cooperativa realiza o recebimento, processamento e a comercialização de café. Colaborando, assim, de forma efetiva com o desenvolvimento da cafeicultura nacional, ao levar sabores e a qualidade do café brasileiro para a mesa de milhões de consumidores. Isso porque exportamos o nosso café tipo arábica para 50 países, em cinco continentes.
Ademais, a força da Cooxupé está amparada em uma trajetória que caminha rumo aos 100 anos de cooperativismo brasileiro. Se hoje somos referência no negócio café e reconhecidos mundialmente é porque nossa cooperativa segue fielmente os princípios cooperativistas.
E, principalmente, conta com o compromisso e a responsabilidade de mais de 20 mil produtores na produção de cafés de excelência, com uma qualidade que encanta o mundo e os apaixonados pela bebida.
Nossos colaboradores também fazem parte dessa conquista. Afinal, diariamente não medem esforços para atender nossos produtores associados, parceiros e clientes.
Paixão pelo café
Nossa paixão pelo café, o amor pela terra que germina um fruto responsável por encantar milhões de fãs pela sua bebida e suas outras versões nos estimulam nessa caminhada cheia de desafios e muitas conquistas.
Com resiliência, sobretudo, enfrentamos e superamos as adversidades, mantendo a Cooxupé em sua posição como uma cooperativa que está sempre cooperando.
E, ainda, construindo e crescendo junto de seus cooperados, colaboradores, parceiros, consumidores e das comunidades onde está inserida.
Uma cooperação, de antemão, que coloca nossa Cooxupé em importantes rankings e reconhecimentos. Dentre eles como a maior exportadora de café arábica do Brasil por vários anos consecutivos.
Avanço
Em síntese, o sonho que começou em 1932 e ganhou novo foco em 1957 está hoje consolidado. Inclusive, avançando fronteiras, conquistando paladares e a abertura de novos mercados. Seja com o café commodity ou com os especiais.
Mesmo diante dessa solidez, portanto, nosso trabalho continuará sempre direcionado a produzir cafés diferenciados.
Contendo em cada xícara, aliás, anos de inspiração, dedicação e amor de muitas famílias cafeicultoras.
À Cooxupé, nossos parabéns e o desejo de uma vida longa para seguir sua vocação em levar um cafezinho tão especial na mesa dos brasileiros e de consumidores do mundo todo". (Carlos Augusto Rodrigues de Melo - Presidente da Cooxupé)