Guaxupé, domingo, 14 de julho de 2024
Agropecuária

Emater prevê 30 concorrentes em concurso de café de Fortaleza de Minas

domingo, 7 de julho de 2024
Emater prevê 30 concorrentes em concurso de café de Fortaleza de Minas Foto: Divulgação/Emater-Minas

A Prefeitura de Fortaleza de Minas e a empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) recebem amostras de café para a realização do 3º Concurso Municipal de Qualidade de Café.

De acordo com a Emater, durante a primeira etapa do torneio os competidores devem entregar amostra de um quilo de café, do tipo bica corrida, até o dia 20 de agosto, no escritório da empresa que fica localizado na rua Guilhermina Álvares Dimas, 251.

A expectativa da instituição é receber cerca de 30 amostras.
 
Conforme a empresa, após a entrega das amostras será realizada a classificação física e avaliação sensorial dos cafés recebidos.

Uma equipe de provadores de cafés especiais, comandada por André Águila, do município de Ibiraci, tem até o dia 20 de setembro para analisar os grãos.

A divulgação dos resultados será feita em cerimônia organizada pelos promotores do evento.

Segundo informações do engenheiro agrônomo Adriano de Carvalho, o concurso municipal teve início no mês de maio, durante o início da safra de café desse ano e deve se estender até agosto.

De acordo com o engenheiro, o concurso acontece em três etapas nos meses de agosto e setembro. “A divulgação dos resultados, na última etapa do concurso, até o momento, não tem data definida”, afirma Carvalho.

Segundo ele, a realização do torneio de qualidade de café é relevante para a avaliação e incentivo à produção de cafés especiais no município de Fortaleza de Minas.

“Nossa expectativa é que façamos um evento que atinja um público em torno de 100 pessoas”, afirmou.

O encerramento do concurso deve acontecer no município de Fortaleza de Minas em local e data ainda a ser definidos.

(Com Folha da Manhã)

Comente, compartilhe!