Guaxupé, domingo, 14 de julho de 2024
Agropecuária

Emater-MG entrega kits feira livre para municípios de Guaranésia e Muzambinho

quarta-feira, 12 de junho de 2024
Emater-MG entrega kits feira livre para municípios de Guaranésia e Muzambinho Foto: Rafael Soal/Emater-MG

Estado conta com mais de 600 feiras livres

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) promoveu nesta terça-feira, 11, a entrega de kits feira livre para cinco municípios do Sul de Minas.

O evento foi realizado na sede da empresa, em Belo Horizonte.

Os municípios contemplados com um kit foram Alfenas, Carmo do Rio Claro, Fama e Guaranésia.

Já o município de Muzambinho recebeu dois kits.

Cada kit é composto por 11 barracas de feira e 11 jalecos para uso dos produtores durante as vendas.

Os recursos para compra dos kits pela Emater-MG, no valor de R$ 80 mil, são provenientes de emenda parlamentar federal.

“Esta entrega de kits feira, via emenda parlamentar, é uma estratégia da Emater-MG para comercialização. A empresa trabalha de ponta a ponta, desde o cultivo até a gestão da propriedade e a comercialização dos produtos. Com este trabalho, alcançamos mais de 18 mil famílias, que vendem sua produção nas feiras livres espalhadas em todo o estado”, afirmou o presidente da Emater-MG, Otávio Maia.

De acordo com levantamento da Emater-MG, as feiras livres estão presentes em 614 municípios do estado e, em 58 cidades, encontram-se em fase de implantação. Em média, cada família obtém R$ 1,2 mil em um dia de feira.

A produtora de doces Maria Rita Dias de Paula, coordena a feira livre de Carmo do Rio Claro, realizada aos domingos. Ela explica que, com a entrega do kit para o município, será possível substituir antigas barradas e incluir novos produtores na feira.

“Vamos trocar aquelas barracas que estão quebradas. Já temos trinta feirantes, e com a entrega dos kits vamos colocar mais três produtores na feira”.

A maior parte das feiras livres do estado tem frequência de até cem pessoas por dia, mas cerca de 9% dos eventos têm registro diário de mais de 500 pessoas.

Em 2023, a Emater-MG realizou a entrega de 71 kits, beneficiando 41 municípios.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, ressaltou a importância social e econômica das feiras livres em Minas Gerais.

“Essas famílias comercializam na feira livre um produto de qualidade, com acompanhamento técnico. São vendas diretas para o consumidor, sem atravessador. Elas também trazem dignidade para os produtores”, afirma o secretário.

O levantamento da Emater-MG mostra que a maior parte das férias livres do estado tem frequência de até cem pessoas por dia, mas cerca de 9% dos eventos têm registro diário de mais de 500 pessoas.

Durante o evento de entrega dos kits, estiveram presentes diretores da Emater-MG, parlamentares, produtores rurais e representantes dos municípios contemplados.

Comente, compartilhe!