Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Agropecuária

Femagri 2024 foca na sustentabilidade da produção de café

quarta-feira, 13 de março de 2024
Femagri 2024 foca na sustentabilidade da produção de café Foto: Divulgação

Feira organizada pela Cooxupé, alinhada com as exigências globais, apresenta ações sustentáveis para as propriedades rurais

Alinhada com as exigências do mercado global e de olho no futuro, a Femagri 2024 foca na sustentabilidade da produção de café para mostrar aos seus cooperados a importância do comprometimento com as pautas ambientais.

Nesse sentido, a Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, promovida pela cooperativa, apresentará ao cafeicultor o acesso às tecnologias de maior evidência da cafeicultura atual.

Assim como novos conhecimentos para promover as boas práticas agrícolas e ações sustentáveis em suas propriedades e nas lavouras.

Sustentabilidade da produção de café
Primeiramente, a Cooxupé traz ao evento o Protocolo 
Gerações. Ou seja, o pacto de sustentabilidade desenvolvido pela cooperativa, em parceria com a SCS Global Service, estará em um grande estande.

Isso com outros serviços e produtos oferecidos pela Cooxupé.

De antemão, a cooperativa e seus produtores estão amplamente comprometidos a fornecer café sustentável do ponto de vista ético e ambiental.

Este objetivo, pois, decorre de um entendimento de que a longevidade e a qualidade do café estão intrinsecamente ligadas a um sistema de produção que é economicamente benéfico para o produtor em longo prazo. Assim, em harmonia com o meio ambiente e com as comunidades. 

O Protocolo inclui, portanto, as diferentes realidades e variações de cada produtor. E, também, diferentes níveis de sustentabilidade.

Selo Neutro pelo segundo ano consecutivo
Comprometida com a neutralização da emissão de carbono, a Femagri tem, pelo segundo ano consecutivo, o selo 
Evento Neutro. Desde já, a certificação é concedida pela Eccaplan pela compensação das emissões de gases de efeito estufa de suas operações. 

Em síntese, o programa voluntário consiste em quantificar as emissões de gases de efeito estufa que não podem ser evitadas. E que, na mesma proporção, são passíveis de compensação ambiental.

A partir de um inventário completo das emissões de gás carbono, sobretudo, a empresa faz a compensação por meio do projeto Terrus Carboun Coffee. Isto é, onde produtores de café se valem das práticas de agricultura regenerativa para aumentar a captura de carbono do solo. Assim, reforçando suas ações para a sustentabilidade da produção de café.

Credenciamento
Antes de mais nada, a Femagri 2024 é aberta aos cooperados da Cooxupé e produtores de café. Dessa forma, o credenciamento dos visitantes é realizado das 8h às 18h, na recepção.

Por fim, o evento terá uma área de 107 mil metros quadrados e o estacionamento conta com mais de 3.200 vagas.

Serviço
Femagri 2024
Quando: De 20 a 22 de março, das 8h00 às 18h00
Onde: Guaxupé/MG
Endereço: Avenida Vereador Nelson Elias, bairro Japy.

Comente, compartilhe!