Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Agropecuária

Nova plataforma disponibiliza cursos gratuitos a produtores de café

terça-feira, 27 de fevereiro de 2024
Nova plataforma disponibiliza cursos gratuitos a produtores de café Plataforma traz cursos gratuitos e on-line para os produtores de café (Foto: Divulgação)

Programa do Cecafé oferece capacitação on-line em sustentabilidade no campo e inclusão digital de cafeicultores em tecnologia e informática

Já está disponível a produtores e profissionais do café de todo o país os cursos gratuitos on-line do Programa Produtor Informado. Antes de mais nada, criado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) em 2006.

E que, agora, conta com a parceria da Plataforma Global do Café Brasil (GCP).

Primeiramente, através da Iniciativa de Ação Coletiva “Uso Responsável de Agroquímicos”, para oferecer capacitações em sustentabilidade no campo. E da Microsoft, para fomentar a inclusão digital de produtores e comunidades cafeeiras em tecnologia e informática.

De antemão, o programa de ensino à distância (EAD) é totalmente gratuito e engloba um curso de boas práticas e sustentabilidade na cafeicultura. Baseado, assim, no Currículo de Sustentabilidade do Café – documento elaborado de forma coletiva pela cadeia do café e coordenado pela Plataforma (GCP). Bem como três módulos de tecnologia, compostos por sete cursos disponibilizados pela Microsoft, do nível básico ao avançado.

Cursos gratuitos
A princípio, a ferramenta e-learning do Produtor Informado disponibiliza conteúdos a 
produtores de café, trabalhadores rurais, agrônomos. Além de técnicos de campo, profissionais de sustentabilidade, consultores, estudantes e público em geral.

Em 14 aulas, pois, o curso de sustentabilidade possui conteúdo atualizado e de qualidade, que aborda temas como manejo do solo, uso de água, irrigação. Além de fertilidade, aplicação de agroquímicos e limites de resíduos, gestão ambiental (Código Florestal, destinação correta de resíduos, biodiversidade, uso racional de recursos, agricultura regenerativa).

Ademais, gestão da produção (colheita, pós-colheita, secagem, beneficiamento, comercialização), legislação trabalhista, segurança, saúde e bem-estar de produtores e trabalhadores. E, por fim, critérios ESG, certificações e padrões de sustentabilidade.

Em suma, o curso tem duração de duas horas e pode ser realizado no ritmo desejado pelo aluno.

Tecnologia
Por outro lado, os cursos de tecnologia, que são independentes do curso de sustentabilidade, estão divididos em módulos básico, intermediário e avançado. Dessa forma, foram disponibilizados pela Microsoft, no âmbito de seu Programa “Habilidades para o Emprego” (Skills for Jobs, no original em inglês).

Inclusive, o usuário pode fazer um ou todos os cursos, que são complementares e capacitam os produtores a melhorar suas habilidades relacionadas a ferramentas digitais. Além do uso da Internet e recursos de apoio, como elaboração de planilhas e outros documentos.

Nesse sentido, o módulo básico é focado em Letramento Digital e tem três cursos (5h35 de duração). Já o intermediário, composto por dois cursos (2h44), aprofunda-se nos aplicativos de produtividade da Microsoft, como Excel, Word e PowerPoint. Em conclusão, o avançado trabalha, em outros dois cursos (2h30), habilidades específicas para gerenciamento de dados e de projetos.

Gestão da atividade
Acima de tudo, a tecnologia é uma grande aliada para a melhor gestão dos produtores em sua atividade. E a capacitação de 
cafeicultores e comunidades cafeeiras vem ao encontro das ações do Pilar de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Cecafé. Isso de acordo com a gestora da área na entidade, Silvia Pizzol.

“A inserção do Programa Produtor Informado no universo digital facilita a disseminação de diversos materiais educativos. Que, quando aplicados no dia a dia dos cafeicultores e trabalhadores, fortalecem a melhoria contínua da sustentabilidade das propriedades rurais. Viabilizando o acesso dos cafés cultivados por esses produtores aos mercados mais exigentes em relação aos critérios ESG”, destaca.

Como acessar
Primordialmente, os cursos da Plataforma EAD do Produtor Informado podem ser acessados diretamente pelo produtor de forma individual, em celulares, tablets e computadores. Assim como por técnicos de empresas exportadoras, cooperativas e outras instituições do setor, que podem organizar turmas de produtores para a realização dos cursos.

Além disso, a plataforma oferece ferramentas de acompanhamento e performance dos grupos como suporte para esses técnicos. As duas modalidades, portanto, visam ampliar o acesso a conteúdo especializado sobre sustentabilidade na cadeia produtiva do café de todo o Brasil.

Quem acessa a Plataforma, posteriormente, encontra vários conteúdos extras à disposição. Como, por exemplo, cartilhas e planilhas básicas. Quando completados, todos os cursos dão direito a certificado.

Por último, para acessar, o interessado deve ser vinculado a uma instituição parceira do Programa Produtor Informado. E preencher um cadastro, fornecendo informações como nome, CPF, e-mail e região da propriedade.

Serviço
Plataforma EAD Produtor informado
Cursos: Sustentabilidade e Informática
Acesso: gratuito e on-line
Inscrições: Pelo site, 
clicando aqui
Formação: módulos de sustentabilidade, manejo e tecnologia aplicados à produção de café; Informática (níveis básico ao avançado)
 

Comente, compartilhe!