Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Agropecuária

Família de Cafeicultores da Região Sudoeste de Minas Cresce e Recebe Novos Associados

quinta-feira, 28 de setembro de 2023
Família de Cafeicultores da Região Sudoeste de Minas Cresce e Recebe Novos Associados Foto: Divulgação

A região Sudoeste de Minas, já conhecida por sua tradição na produção de cafés de alta qualidade, celebra o crescimento de sua família de cafeicultores com a chegada de 18 novos associados. Essa expansão é vista como um marco importante para a comunidade que valoriza a excelência na cafeicultura da região.
 
A gestora do Comitê de Ação Estratégica no Desenvolvimento do Associado, Juliana Paulino, expressou sua satisfação ao afirmar que "É com grande alegria que recebemos esses 18 novos associados em nossa comunidade, que compartilham dos mesmos valores e compromissos com a qualidade na cafeicultura do Sudoeste de Minas." 

A região Sudoeste de Minas, com sua transição de bioma entre o cerrado e a mata atlântica, tem se destacado cada vez mais na produção de café de qualidade, destacando-se por seus princípios de rastreabilidade e cafeicultura consciente, que são fundamentais para o sucesso de seu trabalho. 

Acredita-se que os novos membros desempenharão um papel crucial no fortalecimento da indicação de procedência da região. Cada grão de café carrega consigo a história e o compromisso dos dedicados cafeicultores do Sudoeste de Minas, que trabalham incansavelmente a cada safra. 

A Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas tem o orgulho de dar as boas-vindas a esses novos membros, que compartilham dos valores e da dedicação que são a marca registrada da região. Juntos, eles continuarão elevando o padrão de qualidade e promovendo o café de excelência que tornou o Sudoeste de Minas famoso. 

 
Aqueles que desejam conhecer mais sobre o trabalho e os cafeicultores da região podem visitar o site oficial em www.sudoestedeminas.org.br ou entrar em contato diretamente por e-mail através de cafeicultoressudoestedeminas@gmail.com.
 
Fernando Barbosa, presidente da Associação, destacou: "Estamos empenhados em buscar uma nova era na cafeicultura, inspirando e fomentando melhorias na qualidade dos cafés produzidos. Acreditamos no potencial de nossa região, com seu bioma único e o talento inovador e tecnológico das pessoas que fazem parte deste território. Com trabalho e dedicação, conquistaremos novos mercados de excelência, mantendo nossa qualidade, processos de governança e rastreabilidade controlada." 

A região Sudoeste de Minas é composta por 21 municípios, incluindo Arceburgo, Alpinópolis, Alterosa, Bom Jesus da Penha, Botelhos, Cabo Verde, Carmo do Rio Claro, Conceição de Aparecida, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Itamogi, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, São Pedro da União e São Sebastião do Paraíso. Essa região responde por impressionantes 10% da produção cafeeira de todo o estado de Minas Gerais. Segundo dados da Emater-MG, a região colhe, em média, 2,6 milhões de sacas de 60 kg anualmente. 

Em 2022, a Associação solicitou ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o reconhecimento da Marca Coletiva Sudoeste de Minas e deu entrada no pedido de Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência (IP). Os cafés da região são cultivados em áreas montanhosas, variando entre 700 a 1.250 metros de altitude. Na xícara, apresentam um sabor doce, com notas distintas de chocolate, avelã, caramelo, frutas amarelas, frutas secas, mel e melaço; aroma de chocolate, frutado e açúcar mascavo; acidez cítrica; e corpo denso. Em julho de 2023, a região recebeu o reconhecimento de Indicação de Procedência, consolidando
seu lugar entre as origens brasileiras de café de origem controlada. 

 
O Sudoeste de Minas é a quinta região produtora de café do estado a receber essa distinção, o que é resultado do árduo trabalho dos cafeicultores locais com o apoio do Sebrae Minas. Agora, os cafés produzidos na região poderão ser comercializados com a garantia de origem, proporcionando aos consumidores a experiência única de saborear um produto genuíno e especial. Além disso, a atividade tem contribuído significativamente para o incremento do Produto Interno Bruto (PIB) dos municípios produtores, que já atingiu o valor de R$ 12,2 bilhões, segundo dados do IBGE (dados de 2020).

A família dos cafeicultores da região Sudoeste de Minas está crescendo, e a qualidade excepcional de seus cafés continua a brilhar, representando um verdadeiro tesouro regional que agora é reconhecido e valorizado em todo o Brasil.

 

Comente, compartilhe!