Guaxupé, quinta-feira, 2 de maio de 2024
Agropecuária

Encontro entre técnicos e cafeicultores marcou um novo ciclo da cafeicultura no sudoeste mineiro

sexta-feira, 9 de setembro de 2022
Encontro entre técnicos e cafeicultores marcou um novo ciclo da cafeicultura no sudoeste mineiro O evento contou com mais de 200 pessoas, entre cafeicultores da Associação de Cafeicultores do Sudoeste se Minas, extencionistas técnicos, alunos do Instituto Federal e parceiros (Foto: Ascom)

Esta sexta-feira, dia 9 de setembro, foi marcada pelo primeiro Dia de Campo promovido pela Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas e pelo Sebrae, abordando o tema cafeicultura consciente.

O evento, que ocorreu no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, teve como objetivo reunir cafeicultores de toda região e técnicos para refletir sobre formas de se desenvolver o cultivo do café de forma mais alinhada às exigências do mercado e cuidados com o meio ambiente.
 
O início do Dia de Campo contou com uma mesa composta por representantes do IFSULDEMINAS, Emater, Sebrae e o presidente da Associação dos Cafeicultores do Sudoeste de Minas, além da apresentação do formato do evento, com suporte da assessoria de comunicação do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho.
 
Lucilene Pessoni, analista do Sebrae Minas, iniciou sua fala destacando a importância do evento nesse dia que marcou a história da associação por ser sua primeira aparição em evento público.

Fernando Barbosa, presidente da Associação, agradeceu aos parceiros do evento e cafeicultores da região presentes, representando 21 municípios, além de dirigir um agradecimento especial aos patrocinadores Agrogalaxi, Pinhalense, Gama e Grupo Pioli.
 
O palestrante Alessandro Guieiro apresentou a metodologia da agricultura conservacionista EMATER e abordou tópicos sobre certificação e processo de rastreabilidade dentro da propriedade, com Clovis de Piza .
 
Após o almoço, a programação continuou com uma palestra sobre qualidade do café e aprimoramento do novo conceito de qualidade, de forma prática e aplicável.
 
Foram abordados também temas como agricultura conservativa e cafeicultura regenerativa consciente por Marcos Reis Pimenta.

Já Bruno Ribeiro, consultor da Original Cafés Especiais, trouxe em sua palestra os temas: sistema de modo de preparo nos cafés com manejo no terreiro; processo de colheita via seca e úmida e fermentação controlada de café.
 
O evento contou com mais de 200 pessoas, entre cafeicultores da Associação de Cafeicultores do Sudoeste se Minas, extencionistas técnicos, alunos do Instituto Federal e parceiros, unidos em busca do desenvolvimento de novas práticas para a cafeicultura regional.
 

Comente, compartilhe!