Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Agropecuária

IMA e Seapa contratam profissionais para atuação em ações de Comitê Pró-Brumadinho

sexta-feira, 26 de junho de 2020
IMA e Seapa contratam profissionais para atuação em ações de Comitê Pró-Brumadinho IMA e Seapa lançam edital

Edital prevê seleção para médicos veterinários e engenheiros agrônomos

IMA e Seapa contratam profissionais para atuação em ações de Comitê Pró-Brumadinho

Edital prevê seleção para médicos veterinários e engenheiros agrônomos
 
A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) irão contratar, temporariamente, 26 profissionais de nível médio e superior para atuarem em ações coordenadas pelo Comitê Gestor Pró-Brumadinho, nos 22 municípios diretamente impactados pelo rompimento da Barragem B1, da Mina do Córrego do Feijão, em janeiro de 2019.
A ação é fruto de acordo judicial firmado entre o Governo de Minas e a mineradora Vale, responsável pelo reservatório. Os profissionais passarão por processo seletivo realizado pelo Estado e todos os custos da contratação e pagamento de salários serão ressarcidos pela empresa. 
Das vagas ofertadas, 18 serão para a Seapa e 8 para o IMA. Todos os interessados poderão fazer a inscrição gratuitamente, pelo endereço www.processoseletivo.mg.gov.br.  
 
IMA- As oito vagas são para fiscais agropecuários com formação em medicina veterinária (6) e engenharia agronômica (2). As oportunidades são para trabalhar em Belo Horizonte, Bom Despacho e Curvelo. A remuneração é de R$ 2.983,31, acrescida de ajuda de custo de R$ 75,00 por dia trabalhado. A carga horária de trabalho é de 40 horas semanais. Os profissionais irão atuar diretamente na inspeção, na fiscalização de agroindústrias e na certificação de produtos agropecuários.
O diretor-geral do IMA Thales Fernandes avalia que o processo seletivo chega em momento importante para o fortalecimento da defesa agropecuária do estado  e agradece o apoio e parceria do Governo de Minas e órgãos competentes. “As futuras contratações dos profissionais endossam o compromisso do governador Romeu Zema e da secretária Ana Valentini com a saúde pública da população por meio do reconhecimento de que a defesa agropecuária é setor essencial para prover produtos de qualidade na mesa dos consumidores mineiros. Agradeço o apoio para a realização do processo seletivo que é fruto de bem-sucedida parceria entre as instituições”.
Thales Fernandes destaca a importância dos trabalhos dos médicos veterinários na inspeção de produtos de origem animal nos frigoríficos e na fiscalização das agroindústrias familiares e, da mesma forma, o trabalho de fiscalização e certificação dos engenheiros agrônomos nas lavouras, que agregam valor e qualidade aos produtos agropecuários de Minas.
 
Seapa- O edital também prevê a contratação de profissionais das áreas de Direito, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil e Administração. Parte deles atuará em projetos de regularização fundiária, parte em certificação de produtos agropecuários e agroindustriais em Brumadinho e nos demais municípios diretamente atingidos. Os demais atuarão no desenvolvimento, regularização e registro de agroindústrias nas mesmas localidades.
Para o chefe da Assessoria Estratégica da Seapa e membro do Comitê Gestor Pró-Brumadinho, Daniel Dias Amorim, a contratação trará muitos benefícios aos municípios atingidos. “Com a regularização fundiária, essas pessoas terão mais segurança jurídica e, com a documentação em mãos, a possibilidade de acessarem diversas modalidades de crédito rural”, explica. 
Com o trabalho de certificação e de fortalecimento das agroindústrias, destaca Amorim, a expectativa é de mais geração de empregos e agregação de valor ao que é produzido na região. “A agropecuária é uma excelente alternativa de desenvolvimento desses municípios, que inclusive já possuem essa vocação, e especialmente quando se busca reduzir a dependência econômica da mineração”, completa. 
O subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Seapa, João Ricardo Albanez, também reforçou a importância da ação. “A Seapa, juntamente com outras secretarias, apresentou um conjunto de projetos para potencializar as atividades agropecuária nos municípios que foram atingidos pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, em Brumadinho. Os profissionais que estão sendo selecionados atuarão nesses projetos. Assim, teremos uma equipe exclusiva no atendimento e no desenvolvimento das atividades agropecuárias”, afirmou. 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!