Guaxupé, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Agropecuária

Cooperados da Cooxupé são campeões do 31º Prêmio Ernesto Illy

terça-feira, 10 de maio de 2022
Cooperados da Cooxupé são campeões do 31º Prêmio Ernesto Illy Foto: Cristiano Soares de Oliveira/Divulgação

Cooperativa teve produtores associados vencedores nas categorias Nacional e Regional desta premiação

O cooperado da Cooxupé, Candido de Sordi Machado, de Muzambinho, é o campeão do 31º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.
A revelação dos vencedores aconteceu na noite de 5 de maio, em São Paulo, reunindo os melhores cafeicultores do país. Assim, o Prêmio Illy se configura como a principal premiação do setor cafeeiro do Brasil.

Prêmio Ernesto Illy: Regional
Já na premiação da categoria Regional, dois cooperados da Cooxupé se destacaram na região de São Paulo. Luiz Miguel Costa Rocha, de Tapiratiba, foi o campeão (ainda conquistando o 4º lugar na categoria Nacional), e Luiz Antonio Poli Filho, de Caconde, é o vice-campeão.
Dessa forma, a categoria regional avaliou 10 regiões. No caso, a premiação ocorreu em sete: Cerrado Mineiro, Região Centro-Oeste, Chapada de Minas, Matas de Minas, Sul de Minas, São Paulo e Região Sul.
“É com muita satisfação que recebemos notícias como essas, sobre as conquistas dos nossos cooperados”, comemora o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.
“Nosso trabalho é contínuo em estimular e cooperar com os produtores no sentido de elevar cada vez mais a qualidade de seus cafés. Prêmios, como este, por exemplo, reconhecem todo o trabalho, dedicação e capricho dos nossos cafeicultores”, declara Melo.

Prêmio Illy

Há mais de trinta anos fomentando a produção do café de qualidade na cafeicultura brasileira, a illycaffè realizou a 31ª edição do Prêmio no formato presencial, após dois anos de cerimônia virtual. Estiveram presentes o presidente da illycaffè, Andrea Illy, bem como a diretora de Ética Anna Illy.
A seleção dos premiados aconteceu entre 40 finalistas nacionais. Eles fora, assim, selecionados pela Comissão Julgadora do Prêmio. Composta por especialistas nacionais e internacionais da illycaffè.  


Premiação
Durante a premiação foram revelados, no entanto, os três grandes vencedores da edição. Eles receberam diplomas e cheques no valor de R$ 10 mil cada um.  
Os três vencedores da categoria Nacional representarão o Brasil na disputa do 7º Prêmio Ernesto Illy Internacional. O evento acontece em Nova York, no segundo semestre.
Esta premiação reúne 27 cafeicultores selecionados de nove países que fornecem grãos para a illycaffè, celebrando os melhores cafés do mundo.
Dessa forma, o Prêmio Ernesto Illy é a mais relevante iniciativa de valorização da cafeicultura brasileira. Assim, desde 1991 contribui para o desenvolvimento da qualidade e sustentabilidade do café no país.
Por fim, o concurso já reconheceu mais de 1.500 cafeicultores ao longo dos anos. Durante a premiação foram entregues mais de R$ 120 mil em prêmios. (Com Hub do Café)

 

Comente, compartilhe!