Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Arrependimento e Conversão

terça-feira, 19 de março de 2024
Arrependimento e Conversão Foto: Screenshot

"Arrependei-vos, portanto, e convertei-vos..." (Atos 3, 19)
 
O arrependimento e a conversão são oportunidades de revisão dos erros cometidos no passado, para que o ser humano possa receber, no tempo presente e futuro, o refrigério, a reconciliação, o perdão, o alívio, o conforto de Deus.
 
Arrependimento significa eficaz exame de consciência, onde o indivíduo sente vergonha de seus deslizes, vergonha dos seus erros grosseiros, vergonha dos seus pecados de estimação. Se sente culpado.
 
Sentir vergonha é uma oportunidade de abertura da mente, para que aconteça a transformação do coração, a correção de pensamentos distorcidos, a correção de condutas equivocadas, desrespeitosas, inadequadas.
 
O resultado é a produção de requalificação do propósito de vida, em busca da congruência psicológica (organização mental e equilíbrio emocional), edificando o respeito como ética orientadora e valor de alicerce para o convívio familiar, laboral, comunitário e social.
 
Conversão significa se voltar para Deus, buscar as realidades espirituais eternas, se afastar da zombaria e do escárnio. Conversão é renovação da mente. Conversão é santificação, ou seja, um processo diário de aperfeiçoamento pessoal e melhoria nas relações interpessoais.
 
Mas infelizmente tem muita gente por aí acreditando que não existem mais pecados nem abominações, não existem mais erros comportamentais a serem corrigidos, nem pensamentos maléficos a serem repreendidos. Gente assim acredita que pode fazer o que quiser para ser feliz. Feliz? Gente assim confunde sempre alegria com euforia, realidade com fantasia, liberdade com libertinagem. E  pessoas assim, geralmente artistas, influenciam milhões de indivíduos, causando confusão, incentivando drogadição e perdição. Desfiguração, despersonalização, infidelidade, separação, danação. E ainda são aplaudidas pela multidão por incentivarem o erro. Gargalhadas do Diabo. Mais uma vitória de Satã. 
 
Se não existem mais erros, o arrependimento e a conversão perdem o significado e o sentido. É quando o ser humano, em sua loucura, se acha mais inteligente do que Deus. Então, por que se arrepender? Para que se converter? Disso resulta o retorno à barbárie, à selvageria. 

Comente, compartilhe!