Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Amor falsificado

terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
Amor falsificado Foto: Divulgação

Isaías, Paulo e Tiago.
 
Esses três homens, lúcidos, psicologicamente saudáveis, nos oportunizaram, com total clareza, quem de fato é a VERDADE, a revelação suprema do amor de Deus na pessoa de Jesus Cristo, demonstrando o caminho para a sanidade, e a vida livre das amarras das perversões e perturbações.
 
Essa revelação possui profundo significado psicológico, pois tem a força de renovar a mente e transformar o coração, aprimorando a conduta de milhões de pessoas que buscam promover a saúde e a paz em suas relações interpessoais. 
 
A verdade em Isaías: "Ai dos que dizem que o mal é bem e que o bem é mal, os que transformam as trevas em luz e a luz em trevas." (Isaías 5, 20)
 
O amor falsificado: Muita gente continua insistindo em seus crimes e pecados de estimação, justificando-os como condutas naturais do ser humano, inevitáveis e, portanto, perfeitamente compreendidas e aceitas pelo amoroso Deus, que nada faz contra isso. Perdoa tudo.
 
A verdade em Paulo: "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, pela renovação da mente, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, a saber, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito." (Romanos, 12, 2)
 
O amor falsificado: Milhares de pessoas acreditam que seguir a vontade de Deus é bobagem, é coisa de fanático religioso. Para essas pessoas, seguir os preceitos sagrados é levar uma vida chata. Essas pessoas zombeteiras só querem saber de euforia, e acabam confundindo sempre alegria com euforia, e querem transformar a liberdade em libertinagem. Não querem enxergar que todas as vezes que o ser humano ignorou, debochou, escarneceu, zombou do santo e sagrado, pereceu. Isso se confirma ao longo da história. E, o que Paulo chama de renovação da mente, metanóia, conversão, a Psicologia chama de introvisão, insight, exame de consciência. No entanto, gente debochada prefere seguir a trilha da inconsciência, percorrer o atalho da inconsequência, perpetuar a concupiscência. Mas o alerta foi dado: quem seguir pelo erro perecerá - invariavelmente e inevitavelmente.
 
A verdade em Tiago: "Sede praticantes da Palavra, e não meros ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." (Tiago 1, 22)
 
O amor falsificado: Muitos indivíduos apenas cumprem suas idas e vindas aos templos, rezando feito papagaios, repetindo sem refletir, considerando o encontro comunitário um teatro insosso de obrigação enfadonha, apenas para manter as aparências.
 
E assim o amor vai sendo falsificado...
Os falsificadores do amor precisam ser alertados? Sim, é uma atitude de caridade informá-los do erro que cometem. Uma atitude de esclarecimento que precisa ser pontual e não insistente, afinal, não se deve atirar pérolas aos porcos (Mateus 7, 6).
 
Note que o ensinamento de Jesus de Nazaré é para ser praticado, e não apenas compreendido. Sem prática, a ilusão cresce, fazendo com que o sujeito fique obsediado pelo seu próprio equívoco, possesso de sua própria estupidez.
 
Jesus deixou bastante claro que a importância prática do seu ensinamento é essencial para se obter justiça, alegria e paz.
 
Disse Jesus: "Todo o que ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem sensato, que construiu sua casa sobre a rocha." (Mateus 7, 24)
 
Perceba que o ensino de Jesus Cristo é profundamente psicológico, comportamental. Seu ensinamento prático é para toda a humanidade, e isso tanto historiadores e teólogos, quanto médicos e psicólogos estão de acordo.
 
Desse modo, a renovação da mente pode ser compreendida em Psicologia como correção de pensamentos distorcidos, equivocados. 
 
O que faz mal, faz mal e pronto. Não se discute o óbvio retumbante! Não se pode dizer que o mal faz bem. Não se pode dizer que o bem faz mal. 
 
Comida estragada faz mal ao organismo. Conteúdo cultural pernicioso faz mal ao psiquismo. O mal adoece e corrompe as relações humanas. Ponto.
 
Lutemos pela lucidez.
 

Comente, compartilhe!