Guaxupé, terça-feira, 7 de maio de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

O amor de muitos esfriará

terça-feira, 17 de janeiro de 2023
O amor de muitos esfriará Imagem: Divulgação

E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

Mateus 24, 12
 
 
A frase acima é de Jesus de Nazaré. 
 
A iniquidade, como já registrei aqui em outros artigos, é a incompreensível opção pelas trevas, mesmo sendo o indivíduo impactado pela luz.
 
A humanidade tem acelerado o seu consumismo exacerbado.
 
Muita gente tem acreditado que é preciso se entupir de objetos, tecnologias, coisas, viagens e presentes para ser feliz. 
 
Pessoas continuam depositando a felicidade na conquista das realidades materiais, na ostentação, assumindo patéticas condutas exibicionistas: quem é o mais belo, o mais forte, o mais influente, o mais rico.
 
Não satisfeitos, os indivíduos, em seguida, buscam se entupir de drogas, festas, baladas, traições...
 
Depois, arrependida, toda essa gente vai chorar nos consultórios de psicologia e psiquiatria, em busca por consolo e medicamentos.
 
O problema é que a curiosidade para o mal e, o pior, a insistência estúpida naquilo que é mau, pode ser mortal. Quer dizer: de estrago irreversível, de danos irreparáveis, de impossibilidade de recuperação. 
 
Muitos desses insistentes erros dos indivíduos fundamentados na teimosia, não encontram mais possibilidade de recomeço, nem requalificação de existência, tamanha a degradação, tamanha a deterioração. 
 
Muitas situações desastrosas não conseguirão mais passar por um processo de restauração.
 
Note que as orientações para que nada dessa catástrofe existencial aconteça, são orientações que já levam milênios, e são sempre as mesmas, as mais diretas e eficazes orientações: estilo de vida simples, modesta, discreta, grata; palavras e gestos de compaixão, presença do afeto, cultivo da ternura; dialogar, abraçar, ouvir, olhar, sorrir, cantar... ser genuinamente feliz.

Comente, compartilhe!