Guaxupé, sexta-feira, 3 de maio de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

As emoções que nos movem

quinta-feira, 13 de agosto de 2020
As emoções que nos movem

Conservamos somente e especialmente aquilo que passou por uma experiência e nos comoveu.
É por isso que, por exemplo, a Música e o Cinema são tão profundamente marcantes.
Além da música e do filme em si, a participação de pessoas queridas bem juntinhas no momento do filme fazem parte desses registros na alma.
O tempo passa, aliás, pode passar o tempo que for, bastará ouvir um trechinho da música pra sentir a emoção, a forte recordação, alguns arrepios, as lágrimas, a saudade.
Ouvir a trilha sonora do Filme E.T. O Extraterrestre, ouvir Cindy Lauper cantando o tema do filme Os Goonies, faz pessoas ainda hoje, há quase quarenta anos do lançamento de ambos os filmes, se entusiasmarem! Praticamente todo mundo também conhece a trilha sonora de Superman – O Filme, lançado há 42 anos! E por aí vai... São muitos os exemplos, não é! Não dá pra falar de todos.
Nas vitórias de Ayrton Senna, além da narração vibrante de Galvão Bueno, o tema da vitória, composto pelo maestro Eduardo Souto Neto, faziam milhares de brasileiros perderem o controle no fluir das lágrimas.
No futebol, idem. O grito musical de gol dos narradores e da torcida, em uníssono, é capaz de fazer centenas de milhares de pessoas se levantarem do sofá e jogarem as almofadas para o alto, dançarem e se abraçarem.
Nas Olimpíadas, os temas musicais, as apresentações de abertura, de encerramento, enfim, fazem tudo ficar ainda mais encantador e inesquecível.
E por falar em inesquecível, a voz da mamãe e do papai cheios de ternura cantando para seus filhos, se faz registro afetivo para toda a eternidade.
Nessas épocas tão difíceis, não apenas ouça boas músicas. Cante junto!
É isso... A razão nos equilibra.
Mas são as emoções que nos movem.

Comente, compartilhe!