Guaxupé, sábado, 20 de abril de 2024
Marco Regis de Almeida Lima
Marco Regis de Almeida Lima Antena Ligada Marco Regis de Almeida Lima é médico, nascido em Guaxupé, foi prefeito de Muzambinho (1989/92; 2005/08) e deputado estadual-MG (1995/98; 1999/2003). E-mail: marco.regis@hotmail.com

NESTE FINAL DE SEMANA, RESTAURANTE FIGUEIRA RUBAIYAT, DE SÃO PAULO, OFERECE CARDÁPIO ATRAENTE

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
NESTE FINAL DE SEMANA, RESTAURANTE FIGUEIRA RUBAIYAT, DE SÃO PAULO, OFERECE CARDÁPIO ATRAENTE O Restaurante Figueira Rubaiyat foi todo construído em volta de uma árvore centenária e tombada pelo patrimônio cultural de São Paulo (Foto: Divulgação)

Talvez o ano de 2021 esteja se encerrando em grande estilo para a classe política oposicionista ao bolsonarismo. O pitoresco restaurante A Figueira Rubaiyat, da capital paulista, localizado na famosa Rua Haddock Lobo, no Jardim Paulista, estará totalmente reservado neste domingo para um almoço de adesão para cerca de 500 convidados. Outro tanto aguarda encaixe na fila de espera. Almoçar num espaço debaixo de uma imensa figueira, onde em média um almoço sai por cem reais, mas, neste domingo custando R$500 por pessoa, ao som de música, e escolhendo entre bacalhau, frutos do mar e carnes vermelhas grelhadas, saboreando cerveja ou vinho e no entusiasmo de tudo isso, ouvindo e discutindo política com os medalhões de oposição ao atual Presidente da República, é um programa de fazer inveja, principalmente para este escriba deste jornal.
Pois, esta será a real programação desse restaurante. O caro leitor já deve estar tirando conclusões apressadas, comparando um Presidente que come “pizza” na calçada de um restaurante de Nova York com esse pessoal no Rubaiyat. Não é bem assim, pois, nos U.S.A., durante a última Assembleia Geral das Nações Unidas, Jair Bolsonaro se viu impedido de entrar em determinados recintos, dentre eles lanchonetes e restaurantes, porque teimoso como mula, insistiu em viajar para uma cidade cujas leis são aplicadas em quem quer que seja. No caso ele não possuía comprovante de vacinação contra Covid-19 e não adentraria tais serviços de alimentação. O jeito foi arrumar uma saída demagógica para impressionar os brasileiros e agradar os seus seguidores que se deslumbram com tiradas deste tipo. Sendo mais rodado na vida, pude me lembrar de outro personagem que gostava de explorar uma demagogiazinha, que foi o Presidente Jânio Quadros, flagrado em muitas campanhas políticas comendo sanduíche de mortadela em calçadas. Na verdade o Rubaiyat não é somente pitoresco por causa da imensa figueira, bem preservada, ao contrário das de Muzambinho que são cortadas sem dó e sem atitude cultural. É uma casa elegante, com um terraço coberto, mas muitos dos seus frequentadores não o apreciam tanto, segundo comentários lidos na sua página na internet. Além do mais, os convidados pagarão cinco vezes mais do que o preço médio normal porque esse almoço será por adesão e terá caráter beneficente. O excedente da conta cobrada pelo restaurante irá para a Campanha Tem Gente com Fome. Tudo bem pensado pelo organizador do evento gastronômico-político, o advogado Marco Aurélio de Carvalho, 44, que é atuante na defesa das prerrogativas profissionais da sua classe, bem como no direito de defesa dos acusados de cometimento de crimes. Carvalho é fundador da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia. Mas é no grupo denominado Prerrogativas que ele entabulou esta imensa reunião.
Os dois principais convidados e centro de todas as atenções são o ex-Presidente Lula (PT) e o ex-Governador paulista, Geraldo Alckmin, que no meio desta semana deixou o PSDB, partido no qual militou durante 33 anos e onde exerceu seus mandatos eletivos conquistados nas urnas.
Além de Lula e Alckmin, são esperados políticos das mais diversas siglas partidárias, segundo relação divulgada pelo “site” Poder 360. Ei-los: Gleisi Hoffmann, presidente do PT; Gilberto Kassab, presidente do PSD; Carlos Siqueira, presidente do PSB; Luciana Santos, presidente do PC do B; Paulo Pereira da Silva, ‘da Força’, presidente do Solidariedade; Márcio França (PSB), ex-Governador de São Paulo; Paulo Câmara (PSB), Governador de Pernambuco; Wellington Dias (PT), Governador do Piauí; Senadora Simone Tebet (MDB/MS); Senador Randolfe Rodrigues (Rede/AP); Prof. Fernando Hadad (PT), ex-Ministro da Educação; Senador Marcelo Ramos (PL/AM), Vice-Presidente da Câmara dos Deputados; Senador Renan Calheiros (MDB/AL); Rodrigo Maia (RJ/sem partido), ex-Presidente da Câmara dos Deputados.
O organização decidiu pelo convite ao também presidenciável Ciro Gomes (PDT/CE), mormente depois que ele e seu irmão Senador Cid Gomes (PDT/CE) foram alvos de operação da Polícia Federal (PF), nesta 4ª feira, 15, por supostas irregularidadesna construção do estádio Castelão, em Fortaleza, para a Copa do Mundo de 2014. Essa investigação, depois de tanto tempo, cheira revanchismo político do Governo Federal, ainda mais se considerando as trocas de comando feitas na PF e as pesadas acusações frequentemente feitas por Ciro a Bolsonaro. Marco Aurélio Carvalho mandou sua mensagem a Ciro: “quero expressar a ele meu abraço de solidariedade”. Pelo Twitter, Lula também se solidarizou com os irmãos Ciro e Cid: “tiveram suas casas invadidas sem necessidade, deveriam ter sido respeitados”.
Havendo eu tido curiosidade pelo nome do restaurante A Figueira Rubaiyat, disse antes, ter ido conhecê-lo pela internet. Valeu o interesse porque me significou outro aprendizado cultural. Rubaiyat, conforme acabo de ler, eram pequenos poemas, de mesmo padrão literário, deixados pelo matemático e poeta persa,mil anos atrás, Omar Khayyan. Então me lembrei vagamente de ter visto o filme As Aventuras de Omar Khayyan, no antigo Cine São José de Muzambinho. Fazendo revisão cinematográfica, verifiquei que foi um filme lançado em 1957, que rendeu US$1,2 milhão, tendo Cornel Wilde no papel de Omar, ainda estrelado por Debra Paget e John Derek, astros hollywoodianos sobejamente conhecidos à época. Assim sendo, para mim, que desconhecia, e para algum leitor que queira conhecer deixo aqui um dos 101 rubaiyat escritos por Omar Khayyan, na expectativa de que A Figueira Rubaiyat inspire e dignifique a Oposição política brasileira: “Que o teu saber não humilhe o teu próximo./ Cuidado, não deixes que a ira te domine. / Se esperas a paz, sorri ao destino que te fere; / não firas ninguém. (extraído da Revista Ser Médico, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, págs.44/47, edição 77, final de 2016).
 

Comente, compartilhe!