Guaxupé, sábado, 20 de abril de 2024
João Júlio da Silva
João Júlio da Silva PAPOENTRELINHAS João Júlio da Silva é jornalista em São José dos Campos (SP), natural de São Pedro da União e criado em Guaxupé. Blog https://papoentrelinhas.wordpress.com

Discurso de ódio não é liberdade de expressão

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022
Discurso de ódio não é liberdade de expressão

Seres tenebrosos estão à solta! Desde que abriram a porta do inferno, nas farreatas golpistas de 2013, criaturas desprezíveis estão por aí aprontando suas monstruosidades, principalmente, nas redes sociais, terreno lamacento onde proliferam crimes contra a honra, como calúnia, difamação e injúria. Tempo de obscurantismo e retrocesso histórico inimaginável, com espaço para a periculosidade de nazifascistas. Esse estado de caos é consequência de atos insanos daqueles que não prezam os direitos humanos e, muito menos, a democracia. 
Dar voz a nazifascistas e se reunir com eles é compactuar com seu posicionamento criminoso. Sim, defender isso é crime. É como diz um ditado alemão: “se há dez pessoas numa mesa, um nazista chega e se senta, e nenhuma pessoa se levanta, então existem onze nazistas numa mesa”. É inconcebível dar brechas, fazer apologia a algo tão execrável.
Uma frase do alemão Martin Niemöller (1892-1984), pastor que se opôs ao regime nazista, diz o seguinte: "Quando os nazistas vieram buscar os comunistas, eu fiquei em silêncio; eu não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu fiquei em silêncio; eu não era um social-democrata. Quando eles vieram buscar os sindicalistas, eu não disse nada; eu não era um sindicalista. Quando eles buscaram os judeus, eu fiquei em silêncio; eu não era um judeu. Quando eles me vieram buscar, já não havia ninguém que pudesse protestar."       Há diferentes versões dessa citação, inclusive, chega a ser atribuída a outros autores.
Esse alerta deveria ser levado a sério ainda no tempo atual, pois o silêncio em relação à barbárie exacerbada da humanidade é se posicionar como cúmplice de tão abjeto sistema, que perseguiu e matou milhões de pessoas. Não dá para se calar, é preciso repudiar e pisar na cabeça da serpente enquanto há tempo, pois não era nem para ter deixado renascer tamanha monstruosidade. Punição severa e prisão! 
Não dá para tolerar mais essa desumanidade num país que rasteja na imundície do abismo em que foi atirado por aqueles que não sabem conviver com o próximo, a diversidade, o adversário político, com uma eleição sem fraudes, enfim, com a democracia. Basta de tantas barbaridades cometidas contra o povo, com requinte de crueldade em relação à classe periférica e marginalizada! 
Defender o nazifascismo não é opinião, é se postar como criminoso; não é liberdade de expressão, é cometer crime contra a humanidade. Liberdade indica responsabilidade. Dar espaço ao abominável é indefensável, não é liberdade de expressão, é permitir a expansão da perversidade desumana. Liberdade de expressão não é permissão para disseminar discurso de ódio.
Basta de trevas, crimes contra os direitos humanos, imbecilidade coletiva e estupidez! Luz, o país grita por muita luz!

Comente, compartilhe!