Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
João Júlio da Silva
João Júlio da Silva PAPOENTRELINHAS João Júlio da Silva é jornalista em São José dos Campos (SP), natural de São Pedro da União e criado em Guaxupé. Blog https://papoentrelinhas.wordpress.com

LIBERDADE DE EXPRESSÃO E GOLPE DAS FAKE NEWS

sábado, 25 de julho de 2020
LIBERDADE DE EXPRESSÃO  E GOLPE DAS FAKE NEWS

   Há limites para a liberdade de expressão? Um fato é preocupante, as mentiras em profusão digital podem levar a fraudes eleitorais e até golpe contra a democracia. Ah, liberdade de expressão! Em nome dela, seres irresponsáveis cometem absurdos!
Nesse cenário de vale-tudo, as redes sociais se tornaram uma arena de agressões verbais e difusão de mentiras, as tão propaladas fakenews. De tão poderosas e cruéis,são capazes até de influenciar no resultado de uma eleição.
   O mundo digital proporciona a maior troca de informações entre as pessoas e possibilita que elas emitam opiniões e pensamentos, enfim, a internet é um canal de comunicação onde é possível se expressar de diversas maneiras. Esse mecanismo online permite o exercício da liberdade de expressão como nunca ocorreu na história da humanidade. E as redes sociais estão aí para provar isso. Mas, infelizmente, em nome da liberdade de expressão se propagam mentiras como se fossem verdades, enganando grande parte da população. O falso conteúdo compartilhado nos perfis das redes sociais gera um grande transtorno e as pessoas acabam convencidas pela mentira e repassam asfakenews adiante.
   A liberdade de expressão é o direito de qualquer pessoa manifestar, de forma independente e sem censura, opiniões, ideias e pensamentos, sem medo de represálias ou retaliações. Ela está assegurada na Constituição do país, que traz a garantia da liberdade de pensamento, expressão e/ou manifestação expressamente: o inciso IV, do artigo 5º, afirma que "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" – já trazendo o primeiro limite à tal liberdade que é o anonimato-, e, continua, no inciso IX, que garante ser "livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença". Mas até onde vai a liberdade de expressão? Até onde, como cidadãos, considerarmos o respeito com o outro.Abusando dela, a pessoa pode cometer crimes de calúnia, injúria e difamação. São crimes contra a honra e estão previstos legalmente no Código Penal.
   O crime de calúnia ocorre quando há imputação falsa de um fato criminoso a alguém, o de injúria é qualquer ofensa à dignidade de alguém e o de difamação é a imputação de ato ofensivo à reputação de alguém. Portanto, o abuso da liberdade de expressão poderá atingir a reputação e a dignidade de alguém.
   A liberdade de expressão é essencial numa sociedade democrática, portanto, deve ser valorizada sempre. Mas ela deve ser manifestada de maneira responsável e de respeito com as pessoas. Liberdade é tudo, mas sem expressão é nada. Assim, a liberdade de expressão é a independência além dos extremos e limites, é a comunicação sem fronteiras e sem censura, baseada no direito de toda pessoa ser livre e no respeito a todos os seres humanos.

 

Comente, compartilhe!