Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
João Júlio da Silva
João Júlio da Silva PAPOENTRELINHAS João Júlio da Silva é jornalista em São José dos Campos (SP), natural de São Pedro da União e criado em Guaxupé. Blog https://papoentrelinhas.wordpress.com

Discurso sincero de candidato em ano eleitoral

domingo, 19 de julho de 2020
Discurso sincero de candidato em ano eleitoral

     Um candidato a vereador decidiu mostrar rara sinceridade durante sua campanha eleitoral ao pedir votos de maneira inusitada para um novo mandato, pois já atuava na Câmara de sua cidade. Agiu como um político normal ou seria insanidade mental? Seria ele mera ficção, existiria mesmo?
    “Prezado eleitor. Venho nesta oportunidade pedir o seu voto nas próximas eleições municipais. Como você já deve saber, sou novamente candidato a mais um mandato de vereador. Na eleição anterior tive uma votação expressiva e acredito que neste ano não será diferente. Mas, para que isso se torne realidade conto com o seu apoio.
O que posso prometer para o novo mandato é um empenho ainda maior naquilo que tenho feito ao longo de tantos anos como político.
Prometo que irei à Câmara de vez em quando, pois uma vez por semana é muita coisa, e lá participarei ativamente em apoiar todos os projetos da prefeitura, afinal seria loucura ir contra uma fonte tão abundante de recursos. Também vou me dedicar ao máximo nas reuniões em que se discutem os nomes que serão dados a novas ruas, becos e praças e a distribuição de títulos de cidadão do município para as personalidades de destaque da sociedade local e para as celebridades convenientes.
Prometo ainda, decidir na calada da noite, mais um robusto aumento salarial para os vereadores, pois se dedicam demais pela causa pública.
Aos que patrocinam minha campanha eleitoral, jamais os esquecerei após mais uma vitória. Cumprirei novamente o acordo de tantas outras ocasiões. Não se deve esquecer que uma mão lava a outra, um lema que a prefeitura conhece muito bem. Sim, prometo utilizar bem a parte que me cabe dos recursos que virão.
Em hipótese alguma, deixarei cair o meu padrão de vida. Tenho que manter minhas contas bancárias abarrotadas e com aplicações bem lucrativas, a segurança de minha mansão, meus carros importados, os cursos de meus filhos e os tratamentos de estética de minha amada esposa. Também continuarei mantendo outros gastos extras, afinal, ninguém é de ferro. Sim, não farei pouco-caso dos carros públicos e dos motoristas que me servem, continuarei utilizando-os para afazeres particulares, inclusive, para pegar meus filhos na escola e minha digníssima esposa no salão de beleza.
Prometo continuar chamando de minhas as obras que a prefeitura realiza nos bairros, com direito a fotos ao lado do nobre alcaide no dia da inauguração. Não vou deixar de entupir as caixas de correspondências de sua residência com o meu tradicional jornalzinho em que apareço sorridente em todas as páginas inaugurando uma obra ‘minha’. Prometo também continuar atazanando os seus ouvidos com a minha propaganda em carro de som.
Infelizmente, não poderei mais continuar empregando meus familiares na Câmara, pois o nepotismo está pegando mal. Mas não os deixarei na mão. Não serei ingrato, ajeitarei para eles cargos importantes na prefeitura e nas empresas do município. Na própria Câmara posso arrumar com os nobres colegas uma forma de instalar a todos, pois uma boquinha nunca há de faltar. Também não me esquecerei dos amigos leais, darei um jeitinho de arrumar colocação a todos.
Espero contar com a fidelidade do prezado eleitor ainda por muitos anos. E para que não se esqueça de mim em futuras eleições, estarei pronto em socorrê-lo em momentos de alguma necessidade. Conte comigo para um remédio de amostra grátis, um botijão de gás, um par de botinas e até cesta básica, pois a prefeitura não há de faltar com seus recursos numa hora tão estratégica, pois é preciso ter sempre como alvo as urnas das eleições que virão.
Confiante em mais um mandato, prometo ainda deitar e rolar em meio aos cifrões dos cofres públicos, mais sedento que nunca. E para que o caro eleitor não ache que sou ingrato, agradeço desde já pelo seu valoroso e lucrativo voto.”
     Políticos iguais ao do discurso o país tem aos montes, saindo pelo ladrão, já uma sinceridade como a demonstrada só mesmo na imaginação.

Comente, compartilhe!