Guaxupé, domingo, 28 de abril de 2024
Jair Hermínio da Silva
Jair Hermínio da Silva Nossa Língua Portuguesa Professor de Português aposentado.

DICAS DE PORTUGUÊS

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020
DICAS DE PORTUGUÊS

Através ou por meio?: Através exprime a ideia de atravessar. Exemplo: Ela olhava através da janela. por meio quer dizer por intermédio. Exemplo: Os senadores esperam que, por meio de lei complementar, tudo se ajuste.

Precisa-se ou precisam-se?: Neste caso, a partícula se tem a função de tornar o sujeito indeterminado, ou seja, o verbo permanece sempre no singular, sem variar para o plural, mesmo que o sujeito o faça. Exemplo: Precisa-se de pedreiros.

Implicar, implicar com ou implicar em? No sentido de acarretar, o verbo implicar não admite preposição: O acidente implicou várias vítimas. Já no sentido de ter implicação, a preposição exigida é com: Ele sempre implicava com os filhos. E quando se refere a comprometimento, deve-se usar a preposição em: Ela implicou-se nos estudos e passou no concurso.

De mais ou demais? Demais quer dizer excessivamente e também pode significar os outros: Você trabalha demais. João veio à reunião, mas os demais membros do conselho não apareceram. De mais opõe-se a de menos: Alguns possuem regalias de mais outros, de menos.

Existe ou existem? O verbo existir admite plural, diferentemente do verbo haver, que é impessoal: Existem vários problemas naquela empresa. Existe apenas um problema a ser resolvido.

Tão pouco ou tampouco? Corresponde a muito pouco: Trabalhar muito e ganhar tão pouco. Tampouco quer dizer também não, nem sequer: Não compareceu no trabalho, tampouco justificou sua ausência.

Em nível de ou a nível de? Em nível de deve ser usado quando se refere a âmbito: A pesquisa será realizada em nível de direção. A nível de significa  à mesma altura: Estamos ao nível do mar.


 

Comente, compartilhe!