Guaxupé, sábado, 27 de abril de 2024
Jair Hermínio da Silva
Jair Hermínio da Silva Nossa Língua Portuguesa Professor de Português aposentado.

DICAS DE PORTUGUÊS - VERBOS

quarta-feira, 19 de agosto de 2020
DICAS DE PORTUGUÊS - VERBOS


Muitos usam os verbos de maneira inadequada. A seguir, alguns verbos que empregamos no dia a dia, com seus significados e exemplos em frases.
 
ASSISTIR: no sentido de presenciar, o complemento do verbo deve iniciar-se pela preposição “a”. Exemplos: Ele assistiu ao filme. Solange assistiu a uma cena horrível. Nós assistimos, ontem, ao espetáculo.
ASSISTIR: no sentido de prestar assistência, cuidar, o complemento do verbo não se inicia pela preposição “a”. Exemplos: O médico assistiu o paciente.  A enfermeira assistia a doente.
 
PREFERIR: Sempre que empregar o verbo preferir relacionando dois elementos, deve utilizar a preposição a. Exemplos: Prefiro café a chá. Sempre preferimos viajar a ficar em nossa cidade.
 
         Observação: Não use “do que” junto ao verbo preferir.
 
PERDOAR: Quando o verbo for empregado com referência a pessoas, seu complemento deve iniciar-se pela preposição “a”. Exemplos: Fernando perdoou a seu irmão. Fernando perdoou a ele. O rapaz perdoou, depois disso, ao amigo.
PERDOAR: se o verbo for utilizado em relação a atos, situações, etc., seu complemento não se inicia pela preposição “a”.   Exemplos: Nunca perdoaremos sua dívida.
 
 
                                                                 O verbo visar  pode ter três significados:
 
  1. Visar no sentido de almejar, desejar, pretender. Neste caso, o complemento do verbo inicia-se pela preposição “a”. Exemplos: O chefe de seção visava a um cargo melhor. O corredor visava, desde 2000, ao título de campeão.
  2. Visar no sentido de mirar, fazer pontaria. Com este significado, o complemento do verbo não se inicia pela preposição “a”. Exemplos: O caçador visava o tigre.
  3. Visar no sentido de pôr um visto. Aqui também o complemento do verbo não se inicia pela preposição “a”. Exemplos: O bancário visou o cheque.
 
 
 

Comente, compartilhe!