Será que as mudanças de temperatura afetam os animais?
sexta-feira, 28 de abril de 2023
Imagem: Shutterstock/Divulgação
As mudanças bruscas de temperatura podem sim afetar os animais. Assim como nós, humanos, os animais estão sujeitos ao meio ambiente e isso também influencia na saúde e na imunidade deles. Os animais que já tiveram ossos quebrados podem ficar doloridos no frio e levar à manqueira. No inverno são comuns também os quadros alérgicos, onde pode haver tosse, febre, nariz escorrendo e falta de apetite.
Para atenuar os sintomas do frio podemos tomar algumas atitudes, como cuidar da nutrição, oferecer sempre água fresca e dar comida adequada ao porte do animal.
Os pelos não estão relacionados apenas com a estética, são eles que oferecem uma parte importante do conforto térmico para o animal, não os deixando passar frio e nem calor. Logo, deixar os pelos mais longos vai ajudar os animais a perder calor no verão e a se aquecerem no frio.
No tempo frio é aconselhável deixar caminha e cobertores disponíveis e também colocar roupinhas para aquecer os pets. Principalmente para os de pequeno porte.
Se eles passearem, os passeios podem ser feitos durante o período do dia que tenha sol. Lembrando que os passeios devem ser na coleira (cães) e os gatos na bolsa de gatos. Por mais que seu animal seja manso, no caso de um animal atacar ele, você terá como protegê-lo.
Abraço!
Dr. Helbert