Guaxupé, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Televisão

Daniela Filomeno Explora Minas Gerais

sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Daniela Filomeno Explora Minas Gerais O “CNN Viagem & Gastronomia”, com Daniela Filomeno, vai ao ar no sábado, às 21h00, logo após o “Jornal da CNN – Edição de Sábado”, pela CNN Brasil (Fotos:Divulgação)

No programa deste sábado, o CNN Viagem e Gastronomia mostra toda a tradição histórica e a culinária mineira

O  CNN Viagem e Gastronomia, que vai ao ar neste sábado, 20, às 21h00, tem como tema “Minas Gerais: Onde arte e história se reúnem à mesa”. No episódio, Daniela Filomeno mostra toda a tradição histórica do Estado e a culinária mineira. 
A jornada do programa tem início pela capital, Belo Horizonte. A cidade foi eleita a “Cidade Criativa da Unesco pela Gastronomia” e a produção da CNN Viagem & Gastronomia mostra o motivo da escolha.  No “Geraldo”, conhecido como “Rei do Torresmo”, as grandes atrações são o famoso torresmo, apelidado de “lagosta mineira”, e a pururuca, conhecida como o camarão de lá. O sucesso do local é tão grande que o proprietário afirma vender, diariamente, até 50 quilos de carne de porco.
Daniela Filomeno visita o restaurante Xapuri, o “queridinho” da apresentadora e influenciadora. O proprietário do local conta a história do estabelecimento que passou de geração em geração e tem como marca uma comida “sofisticada na simplicidade”. Um convite à culinária criativa.
Após essa celebração da gastronomia mineira, no Xapuri, o “CNN Viagem e Gastronomia” vai para o que tem de mais descolado e jovem em Minas Gerais: o Mercado Novo. No local, a produção conhece o “Bar da Loira”, o único bar gerenciado por uma mulher no Mercadão. Ali também é possível encontrar as revelações da nova gastronomia e de pequenos produtores da região. É ideal para happy hour e faz jus ao título que BH recebeu como a “Capital Mundial dos Bares”. Daniela prova cachaças locais e entradas criativas, como uma espécie de canapé de língua de boi. 
Além de oferecer uma boa comida, Minas Gerais também conta com ótimas opções de hospedagem. Uma das escolhas foi o Hotel Fasano, em Belo Horizonte. No espaço, os móveis são de artistas da região. Os quartos são sofisticados e confortáveis. Além disso, eles prezam a valorização da comida local. O prato escolhido durante a estada foi uma mistura de comida mineira com culinária italiana: um ravióli recheado de galinha d’angola, com fonduta de queijo e molho. 
Os queijos da região também são pauta do episódio. No programa desta semana, uma conversa com o jornalista gastronômico Eduardo Girão. Ele prepara uma degustação para a equipe e fala sobre a variedade dos queijos do estado: são cerca de 30 tipos de queijos diferentes em 20 regiões distintas.
O programa também conta com uma parte cultural: Inhotim. O instituto, que já tem 15 anos, foi idealizado por Bernardo Paz. Tudo começou na fazenda dele, com o sonho de transformar o local em um espaço de arte contemporânea. O sonho ganhou formas ainda maiores e, hoje, o espaço é considerado o maior museu a céu aberto do mundo. Segundo a apresentadora, “Inhotim é um local para ser degustado com calma”.
O último destino do programa é o Santuário do Caraça. Um local que tem hospedagem, santuário, biblioteca, catacumbas, foi um colégio e abriga muita história!  Daniela Filomeno fica hospedada no quarto em que D. Pedro II também esteve. Lá, vivencia todas as experiências sugeridas, aprende a fazer um pudim tradicional, chamado “Pudim de Gabinete”, e mergulha na história de cada cômodo do local. 
O Santuário fica na Serra do Caraça, nos biomas de Cerrado e Mata Atlântica, o que favorece a presença de diversos animais no local. Entre eles, o Lobo Guará merece destaque. No programa, Daniela conta a história do Padre Tobias e a relação com o animal. E até hoje o lobo aparece. Mas não é sempre. Será que a equipe deu sorte de encontrar o animal?

Serviço
O “CNN Viagem & Gastronomia”, com Daniela Filomeno, vai ao ar no sábado, às 21h00, logo após o “Jornal da CNN – Edição de Sábado”, pela CNN Brasil. Horários alternativos: sábado (04h50), domingo (13h, 18h e 02h20) e no youtube (https://www.youtube.com/results?search_query=cnn+viagem+e+gastronomia) ondemand após a exibição do episódio original.
 

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!