Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Artigos

Alegria maior do mundo

terça-feira, 14 de setembro de 2021
Alegria maior do mundo Imagem: Divulgação

Alegria maior do mundo é a gente ser aquilo que Deus quer.” (Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns - franciscano)
 
“Não há felicidade maior que uma vida consagrada ao serviço de Deus.” (Padre Oscar González-Quevedo - jesuíta)
 
Assim como nos ensina a Psicologia, nós, seres humanos, temos habilidades múltiplas, interesses diversos, inclinações variadas.
E assim como nos orienta a Teologia, cada um de nós tem um dom especial.
Este dom nos foi dado por Deus.
A diversidade de dons, ministérios e atividades é dada pelo mesmo Espírito de Deus, e tal distribuição manifestada em cada ser humano tem em vista o bem de todos. (Confira em 1 Coríntios 12, 4-11). Eis a comunhão, fonte de justiça, saúde, alegria e paz.
Claro, podemos até buscar realizar outras coisas, muitas delas até contrárias aquilo que o Senhor gostaria que fôssemos e fizéssemos. Mas quando assim inventamos, não encontramos a felicidade. Sentimos que sempre nos falta algo. Nada nos preenche. E permanecemos buscando sem nada encontrar, tateando, porém sem nada compreender.
Por outro lado, quando entendemos que a nossa inteligência é sempre inferior à onisciência do Deus onipotente, então entregamos a Ele todas as dimensões da nossa vida. Entramos, na oração diária, em comunhão com Deus e com os nossos semelhantes. Nutrimos gratidão ao dom da vida! Confiamos mais, reclamamos menos. Conseguimos ter mais fé, e cada vez menos desespero.
Passamos a entender o que Deus quer de nós, que podemos e precisamos realizar nosso dom especial a serviço do bem comum, promovendo a alegria enquanto direito de todos, e não como uma satisfação egoísta.
Note bem: A felicidade maior é quando o “eu” dá lugar ao “nós”.
Não é em vão que o texto sagrado garante, nas Palavras do Senhor Jesus: “Há mais felicidade em dar, do que em receber.” (Atos 20, 35).
Vida de cristão é vida de oração e doação. Vida de ação, vida de partilha. Essa é a missão.
A verdadeira fonte da felicidade é a simplicidade, que significa um estilo de vida modesto, fiel, humilde, eficaz em agradecer.
É assim que edificamos concretamente – e já aqui na terra – o tão sonhado Reino de Deus!
Você tem um projeto de vida a ser construído, a fim de que possa obter satisfação profissional e realização pessoal? Certamente sim. No entanto, para que tudo não se desmorone com as dificuldades da vida, permita que o Senhor te conduza. Peça a Ele a graça do discernimento! Peça a Ele orientação e proteção...
A decisão é sua em fazer a sua vontade humana, ou em realizar a vontade de Deus na sua vida.
Como complemento reflexivo para a sua tomada de consciência e decisão, deixo aqui algumas citações das Sagradas Escrituras:
 
Salmo 127(126), 1: “Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os que a controem.”
 
Provérbios 19, 21: “São muitos os projetos no coração humano, mas é a vontade do Senhor que permanece.”
 
1 João 5, 14: “Esta é a confiança que temos em Deus: se lhe pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, Ele nos ouve.” (Nicola Archangello)

Comente, compartilhe!