Guaxupé, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Saúde

Quinto caso da variante Delta na mesma família é confirmado em Itamogi

segunda-feira, 4 de outubro de 2021
Quinto caso da variante Delta na mesma família é confirmado em Itamogi Imagem: Divulgação

A Secretaria Municipal de Itamogi confirmou na sexta-feira, 1º de outubro, mais um caso, elevando para cinco a quantidade de pessoas de uma mesma família que testaram positivo para a Covid-19 e que foram contaminadas com a variante Delta. Conforme a secretária, Priscila Marcomini Dias, os casos vêm sendo acompanhados e há outras suspeitas do mesmo grupo familiar sendo verificadas através de exames laboratoriais. Pelo menos um dos pacientes foi transferido na segunda-feira, 27, para atendimento na Santa Casa de Misericórdia, em São Sebastião do Paraíso.
As pessoas contaminadas com o Covid-19 são da mesma família, que teria realizado recentemente uma viagem a São Paulo. Entre elas, apenas duas havia tomado a vacina contra o coronavírus. Após a viagem, há cerca de duas semanas, uma destas pessoas apresentou sintomas da doença. Ao fazer o teste para verificar a situação, de maneira particular, foi confirmada a testagem positiva de um dos homens da família.
Em seguida, a esposa da vítima procurou o Centro de Atendimento de Itamogi para a realização de exames, que deram positivo. Na oportunidade, foi coletada amostra para saber a tipagem, se da variante Delta, ou não. Ao mesmo tempo, outras quatro pessoas da família foram avaliadas, sendo que duas testaram positivo e duas não. "Coletamos os exames, que foram enviados para o laboratório credenciado e estamos aguardando mais dois resultados", comenta a secretária.
Um dos membros da família, que teve o diagnóstico da Covid-19 positivado, foi encaminhado na segunda-feira, 27, para a Santa Casa de Misericórdia em Paraíso, onde está sendo assistido. Priscila Dias informa que sobre esta pessoa, não foi confirmado ainda se contraiu a variante Delta. De acordo com Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Itamogi, na terça-feira, 27, o município tinha apenas um paciente internado em enfermaria, além de outras seis pessoas, também com diagnóstico confirmado, mas em isolamento domiciliar.
Na tarde de sexta-feira, 1º, a Secretaria  Municipal de Saúde informou que houve a confirmação de mais um caso de uma pessoa da família diagnosticada com a variante Delta. A informação é de que agora são cinco pessoas, mas todas elas foram devidamente medicadas e estão se recuperando. Os membros da família positivados estão em isolamento domiciliar. Por não apresentarem sintomas graves, a medida é considerada suficiente, já que nesta característica a transmissão da doença é mais acentuada.
Priscila salienta sobre a importância da vacina, uma vez que entre as pessoas contaminadas, pelo menos três delas haviam se negado a receber o imunizante. A secretária insiste que além das medidas de prevenção, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, a vacinação tem importante papel neste processo. Exemplo disso é a redução dos casos confirmados, das internações e óbitos em todo o Brasil. A vacina garante uma proteção para as situações mais graves de contaminação, justificando a necessidade de vacinar o maior número de pessoas possíveis. (Com Jornal do Sudoeste)

Comente, compartilhe!