Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Saúde

Em Itamogi, quatro pessoas de uma mesma família foram contaminadas com a variante Delta

quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Em Itamogi, quatro pessoas de uma mesma família foram contaminadas com a variante Delta Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde de Itamogi confirmou nesta quarta-feira, 29, que quatro pessoas de uma mesma família testaram positivo para a Covid-19, tendo sido contaminadas com a variante Delta. Conforme a secretária Priscila Marcomini Dias, os casos vêm sendo acompanhados, sendo que há outras suspeitas do mesmo grupo familiar sendo verificadas através de exames laboratoriais. Pelo menos um dos pacientes foi transferido na segunda-feira, 27, para atendimento na Santa Casa de Misericórdia, em São Sebastião do Paraíso.
As pessoas contaminadas com o Covid-19 são da mesma família,  que teria realizado recentemente uma viagem a São Paulo. Entre elas, apenas duas haviam tomado a vacina contra o coronavírus. Após a viagem, há cerca de duas semanas, uma destas pessoas apresentou sintomas da doença. Ao fazer o teste para verificar a situação, de maneira particular, foi confirmada a testagem positiva de um dos homens da família.
Em seguida, a esposa da vítima procurou o Centro de Atendimento de Itamogi para a realização de exames, que deram positivo. Foi coletada amostra para saber a tipagem, se da variante Delta, ou não. Ao mesmo tempo, outras quatro pessoas da família foram avaliadas, sendo que duas testaram positivo e duas não. "Coletamos os exames, que foram enviados para o laboratório credenciados, e estamos aguardando mais dois resultados", comentou a secretária.
Um dos membros da família, que teve o diagnóstico da Covid-19 positivado, foi encaminhado na segunda-feira, 27, para a Santa Casa de Misericórdia em Paraíso, onde está sendo assistido. Priscila Dias informou que, sobre esta pessoa, não foi confirmado ainda se contraiu a variante Delta.
De acordo com Boletim Epidemiológico da Prefeitura de Itamogi, na terça-feira, 27, o município tinha apenas um paciente internado em Enfermaria, além de outras seis pessoas também com diagnóstico confirmado, mas em isolamento domiciliar.
Priscila salienta sobre a importância da vacina, uma vez que entre as pessoas contaminadas, pelo menos três delas haviam se negado a receber o imunizante. A secretária insiste que, além das medidas de prevenção, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social, a vacinação tem importante papel neste processo. Exemplo disso é a redução dos casos confirmados, das internações e óbitos, em todo o Brasil. A vacina garante uma proteção para as situações mais graves de contaminação, justificando a necessidade de vacinar o maior número de pessoas possíveis.
 
Mais transmissível
Detectada pela primeira vez na Índia, em outubro de 2020, a mutação do vírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19), conhecida como Variante Delta (B.1 617.2, antes também chamada de variante indiana), já foi registrada em mais de 130 países, conforme divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 30 de julho deste ano. Ela é considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.
Sua rápida disseminação em tempos de flexibilização das medidas de isolamento social em muitos países e, no Brasil, chama a atenção dos cientistas em um momento em que os avanços para controlar a pandemia começavam a se observar a partir dos aumentos nas percentagens de cidadãos vacinados.   O grande problema da variante Delta é o seu alto poder de transmissibilidade. Como comparativo, a cada pessoa contaminada pela variante Alpha, contaminava mais três, a Delta, provavelmente, é o dobro ou mais do que isso. (Com Jornal do Sudoeste)
 
 

Comente, compartilhe!