Guaxupé, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Saúde

Após picos de internação por Covid-19, taxa de ocupação cai para 70% na Santa Casa de Guaxupé

quinta-feira, 6 de maio de 2021
Após picos de internação por Covid-19, taxa de ocupação cai para 70% na Santa Casa de Guaxupé Foto: Ascom/Prefeitura de Guaxupé

Cidade foi uma das primeiras cidades da região a atingir os 100% de ocupação no começo de julho do ano passado

A taxa de internação dos leitos de UTI da Santa Casa de Guaxupé está em queda. Depois de cerca de nove meses com lotação máxima e sobrecarga, nesta semana a lotação tem girado em torno de 70%. A cidade foi uma das primeiras da região a atingir os 100% de ocupação no começo de julho do ano passado.
A Santa Casa tinha 10 leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19 e conseguiu outros 10. Atualmente são 20 leitos de UTI e 20 de enfermaria exclusivos para a doença. Em março, a taxa de ocupação ultrapassou os 100%, chegando a 121%. No mês passado, ela seguia acima dos 100%.
Desde a semana passada, porém, os números de ocupação têm caído, girando em torno dos 70%. No entanto, segundo a diretora técnica da Santa Casa, Salma Regina Gallate, isso não significa que a situação está sob controle.
"Nós temos alguns dados que apesar de ter essa aparente queda de 70%, isso significa 14 leitos diariamente ocupados, o que significa uma UTI lotada, porque nós temos 20 leitos distribuídos em duas UTIS, uma UTI lotada e a outra UTI quatro leitos, cinco leitos, variando e essa média varia diariamente. Às vezes acontece da gente ter uma queda, infelizmente pelo número de óbitos que aumentou também, e principalmente de faixas etárias muito diferentes do início da pandemia, que se considerava que as idades seriam de pacientes mais idosos e infelizmente não é o que estamos vendo, temos pacientes jovens e adultos jovens, que infelizmente não estão resistindo a essa doença", disse a diretora.
Conforme ela, só nos primeiros quatro meses do ano, a Santa Casa teve 175 internações de UTI Covid. Em todo o ano passado, tinham sido 112 internações.
A cidade foi uma das primeiras da região a atingir os 100% de ocupação no começo de julho do ano passado. Desde então, a taxa vem oscilando, na maioria das vezes, acima dos 80%.
"Em julho, nós tivemos 100% de ocupação, mas naquele momento, o número de leitos nossos eram 10. De julho pra cá nós vimos a necessidade de aumentar o número de leitos, aumentos de 10 para 14 e agora de 14 para 20. E tivemos picos de 100% de ocupação em janeiro, março e abril. Em abril, nós já tínhamos 20 leitos de UTI e tivemos momentos em que nós tínhamos mais de 20 pacientes com necessidades de UTI", explicou a diretora.
Conforme os últimos dados divulgados pela prefeitura, Guaxupé já teve 3.277 casos confirmados do novo coronavírus, com 70 mortes pela doença. (EPTV)
 

Comente, compartilhe!