Guaxupé, terça-feira, 23 de abril de 2024
Política

Na Tribuna da Câmara, empresário “dispara” contra vários segmentos da sociedade

terça-feira, 9 de março de 2021
Na Tribuna da Câmara, empresário “dispara” contra vários segmentos da sociedade Foto: Câmara Municipal de Guaxupé/Arquivo

A quarta sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada na última segunda-feira, 8, transcorreu num clima morno, sem grandes discussões, prevalecendo os rasgados elogios à memória de pessoas que foram homenageadas com os respectivos nomes em prédios públicos.
 
Grande Expediente
Discorrendo no Grande Expediente, o vereador Luiz Smargiassi Filho, o Didinho, propôs que aquela Casa Legislativa promova um sistema para que, anualmente, três pais e três mães sejam homenageados nos seus respectivos dias. Ele voltou a reiterar que o poder Executivo promova uma anistia fiscal, com descontos de juros e multas, para que os contribuintes inadimplentes possam regularizar as respectivas situações.
Diante da manifestação, o líder do prefeito na Câmara, Paulo Rogério Leite Ribeiro, informou que “tão logo seja possível” um pedido de autorização legislativa será encaminhado àquela Casa para que seja concedida a anistia.
Em tom taxativo, João Fernando teceu duras e pesadas críticas em relação à administração municipal. No entendimento dele, supostamente, a administração municipal teria faltado com o “respeito” para com o deputado federal Marcelo Aro, quando da liberação do trânsito do complexo da Ponte do Taboão, tendo em vista os esforços do mencionado parlamentar na conquista de verba de elevada monta utilizada nas obras.
Contra atacando, Paulo Rogério declarou que as obras não estão totalmente concluídas e que oportunamente será realizada a inauguração oficial, quando serão convidados os deputados Marcelo Aro e Marcos Pestana, que viabilizaram emendas parlamentares que, acrescidas à contrapartida da Prefeitura, permitiram a realização da grande melhoria que a cidade recebeu.
 
Homenagens
Naquela sessão foram aprovados três projetos de leis homenageando memórias de personalidades ilustres. Assim, o prédio localizado na rua Horácio Ferreira Lopes, nº 1.012, onde se encontra instalado o Centro de Referência e Assistência Social, passará a denominar-se “Padre Olavo Amadeu de Assis”.
Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social, localizado na Travessa Álvaro Toledo, 23, passará a denominar-se oficialmente “Ana Luiza de Souza”.
Finalmente o terminal de ônibus, recentemente construído nas proximidades da Ponte do Taboão, homenageará o vice-prefeito do mandato 1983/1988, Délcio Francisco Celani, recentemente falecido.
 
Aprovação de Contas de 2018
Naquela oportunidade foram aprovadas, por unanimidade de votos, as contas municipais referentes ao exercício de 2018.
 
Tribuna popular
No final da sessão fizeram uso da Tribuna Popular Agnaldo Pedro Soares e Domingos Beltrão.
Agnaldo Pedro discorreu a respeito do projeto Jovem Aprendiz, projeto este que permite a inserção de jovens, a partir dos 14 anos, no mercado de trabalho. Em seu pronunciamento ele leu dois depoimentos de pessoas atualmente bem sucedidas, e que iniciaram na vida profissional através do mencionado projeto.
Já Domingos Beltrão, num discurso inflamado, teceu duras e pesadas críticas a vários segmentos, dentre eles, à administração municipal, bombeiros militares, Expoagro e Copasa.
Nos seus “ataques”, ele se manifestou contrário à cobrança da taxa de prevenção de incêndio e à falta da aplicação dos recursos arrecadados pela Copasa, e que, supostamente, não estariam sendo aplicados na preservação do manancial que abastece a cidade.
Até mesmo por ética e respeito aos ofendidos, não vamos fazer referência aos mesmos.
Vale aqui lembrar que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), já declarou a ilegalidade e a inconstitucionalidade da cobrança da taxa de prevenção de incêndios. As empresas que estão ajuizando as respectivas ações já estão sendo beneficiadas com a isenção do respectivo pagamento. (WF)
 
 
 

Comente, compartilhe!