Guaxupé, quinta-feira, 28 de março de 2024
Geral

Cemig abre inscrição de propostas para a Chamada Pública de Eficiência Energética 2021

sexta-feira, 19 de novembro de 2021
Cemig abre inscrição de propostas para a Chamada Pública de Eficiência Energética 2021 Por meio dos últimos chamamentos, diversas instituições foram beneficiadas com retrofit da iluminação interna, como o Hospital das Clínicas, de Belo Horizonte (Foto: Cemig Divulgação)

Serão disponibilizados R$ 140 milhões para substituição de equipamentos e instalação de fontes incentivadas

Desde quinta-feira, 18 de novembro, estão abertas as inscrições para a Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética 2021 da Cemig, através do envio de propostas para a melhoria das instalações, contemplando a substituição de equipamentos ineficientes por outros mais eficientes, e a instalação de fontes de geração incentivadas, conforme as regras estabelecidas no edital. Podem participar os clientes, livres e cativos, conectados ao sistema de distribuição da Companhia e cujas propostas de projeto se enquadrem em uma das seguintes tipologias: industrial, residencial (itinerante), comércio e serviços, poder público, serviço público, rural e iluminação pública.  
O prazo para o envio de projetos para a Chamada Pública 2021 termina no dia 20 de dezembro de 2021. Neste ano estão sendo disponibilizados, para aplicação nos projetos apresentados pelos proponentes e aprovados de acordo com as regras do edital, um valor total de R$ 140 milhões. 
O edital e toda a documentação do processo podem ser acessados no portal da Cemig em: 
https://www.cemig.com.br/chamada-publica/programa-de-eficiencia-energetica-2021/ 
 
Benefícios
Segundo a engenheira de eficiência energética Aline Pimenta Martins, da Cemig, a redução do consumo de energia elétrica e a redução da demanda no horário de ponta para o sistema elétrico são os principais benefícios da Chamada Pública, além da disseminação dos benefícios da eficiência energética. “O chamamento propicia uma oportunidade para que o cliente proponha melhorias que permitam as soluções adequadas à redução do consumo e de gastos com a energia elétrica, impactando também na sua fatura de energia”, explica. 
Nos últimos chamamentos, a Cemig recebeu propostas que resultaram no retrofit da iluminação, incluindo a iluminação pública, de equipamentos de ar-condicionado, de motores e de equipamentos de lavanderia hospitalar, bem como a instalação de sistema de aquecimento solar de água e implantação de sistemas fotovoltaicos. Ainda de acordo com a engenheira, iniciativas que contribuem para a promoção de tecnologias mais modernas e eficientes, como fontes limpas de geração de energia, se tornam mais acessíveis à sociedade por meio da Chamada Pública, ajudando a democratizar essas inovações. 
 
Quase 90 projetos já aprovados 
A Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética é uma iniciativa da Cemig, em conjunto com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que ocorre anualmente desde 2015, sendo que já foram aprovados quase 90 projetos que beneficiam, principalmente, prefeituras e serviços públicos, como universidades e hospitais.  
 
Workshop 
No dia 2 de dezembro, às 14h00, será realizado um workshop virtual para a apresentação do processo. A transmissão será ao vivo pelo canal do Youtube da Cemig.  
 
Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética da Cemig 
Período de inscrição de projetos: 18 de novembro a 20 de dezembro de 2021 
Edital e documentação: 
https://www.cemig.com.br/chamada-publica/programa-de-eficiencia-energetica-2021/ 
Workshop: 02/12/2021, às 14h00, através do link a ser publicado até o dia 25/11, no cemig.com.br 

Comente, compartilhe!