Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Geral

Instituto Federal do sul de Minas abre as inscrições do Vestibular 2022

terça-feira, 14 de setembro de 2021
Instituto Federal do sul de Minas abre as inscrições do Vestibular 2022 IFSuldeMinas, campus Muzambinho (Foto: Divulgação)

Serão 1595 vagas para cursos técnicos e 1665 para os superiores, todos gratuitos

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de MG – IFSULDEMINAS, para cursos gratuitos, nos campi Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre,  Campus Avançado Carmo de Minas e Campus Avançado Três Corações. São ofertadas vagas para cursos técnicos, superiores e também para especialização técnica em energia fotovoltaica. No total, são 1595 vagas para os técnicos e 1665 para os superiores. As inscrições podem ser feitas do dia 13/09 até 10/11/2021, por meio de acesso ao link: https://inscricaovestibular.ifsuldeminas.edu.br/.
Para os 42 cursos técnicos, o ingresso acontecerá por meio de análise de histórico escolar. Nos 37 superiores ocorrerá tanto por meio de prova, que será aplicada no dia 12/12/21, quanto por nota do Enem e também pelo SiSU. Nesse ano, 5% das vagas nos cursos técnicos integrados e nos cursos superiores de bacharelado serão destinadas a candidatos(as) premiados(as) em Olimpíadas de Conhecimento. São as Vagas Olímpicas, para as quais será publicado um Edital Complementar.

 
Inscrições e taxa
Para os cursos técnicos integrados e subsequentes e para o curso de especialização técnica não haverá cobrança de taxa de inscrição. Para inscrição nos superiores, o valor é de R$25,00, tanto para pessoas que optarem por realizar a prova quanto para aquelas que optarem por utilizar a nota do ENEM, sendo válidas as edições de 2014 a 2020. Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site 
www.ifsuldeminas.edu.br, aba Vestibular, e em seguida clicar na opção “Inscreva-se/Acompanhe sua inscrição”.
 
Das provas para cursos superiores
As provas serão constituídas de uma redação (discursiva) e 50 questões de múltipla escolha (objetiva), com 4 alternativas cada, com base nas seguintes disciplinas: língua portuguesa, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, geografia e história.

 
Seleção para Especialização Técnica
O processo seletivo abrange ainda o curso de Especialização Técnica em Energia Fotovoltaica. Para concorrer a uma das 35 vagas, o candidato deverá comprovar ter concluído, até a data da matrícula, o ensino médio e, pelo menos um curso técnico, de uma das seguintes habilitações: Automação Industrial, Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eletrônica, Eletromecânica, Mecatrônica, Instrumentação Industrial e Sistemas de Energia Renovável.
Todos os cursos do IFSULDEMINAS são gratuitos. A instituição é a segunda melhor da rede federal, entre todos os institutos, e a primeira em Minas Gerais, com diversos cursos avaliados com notas 4 e 5 pelo Ministério da Educação.
Acesse o edital de cursos superiores 
-
 Acesse o edital de cursos técnicos e especialização técnica 
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3449-6252 ou pelo e-mail: 
ascom@ifsuldeminas.edu.br.
 
 

Comente, compartilhe!