Guaxupé, quinta-feira, 28 de março de 2024
Geral

Receita Federal em Varginha inicia tratativas para instalação de 12 novos Pontos de Atendimento Virtual no Sul de Minas

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021
Receita Federal em Varginha inicia tratativas para instalação de 12 novos Pontos de Atendimento Virtual no Sul de Minas

Entre os dias 8 e 18 deste mês, a Receita Federal em Varginha está realizando reuniões com os prefeitos de 12 cidades com o objetivo de implantar 12 novos Pontos de Atendimento Virtual. A previsão é que os acordos de cooperação sejam finalizados e os novos PAV estejam aptos a funcionar em 30 de março. 
Os pontos de Atendimento Virtual são uma iniciativa da Receita Federal, em conjunto com as Prefeituras Municipais, que têm por objetivo aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal; disponibilizar nas prefeituras o acesso a várias opções de serviços e facilitar o acesso dos contribuintes, evitando assim que tenham que se deslocar até as agências e CAC da Receita Federal em outros municípios. 
O Delegado da Receita Federal em Varginha, auditor-fiscal Michel Lopes Teodoro reafirma a importância dessa ação: "Com a implantação dos novos Pontos de Atendimento Virtual, totalizará 48 PAVs no sul de Minas. Assim, praticamente 80% da população sul mineira terá atendimento da RFB em seu município. Nosso foco é atender toda a sociedade, mas em relação aos PAVs, o principal beneficiado é a população hipossuficiente". 
A escolha das cidades leva em consideração a localização, a distância das agências e PAV existentes, a população, o número de atendimentos demandados nas agências próximas e, principalmente, a capilaridade da RFB na região.  
Nesse contexto, os municípios que participaram das reuniões para implantação dos novos PAV são Poços de Caldas, Botelhos, Ipuiuna, Monte Santo de Minas, Candeias, Carmópolis de Minas, Cristais, Alpinópolis, Cássia, Delfinópolis, Itaú de Minas e São João Batista do Glória.  
Em Poços de Caldas, apesar da existência da agência da Receita Federal, a ideia é criar um novo ponto de atendimento para que a população da zona sul, que fica a 12 km da Agência da Receita Federal, possa ter acesso aos serviços sem precisar de deslocar. Os serviços da RFB serão prestados em um local que já atende serviços de outros órgãos. 
Outros acordos estão sendo estudados para o futuro. 
 
Outros PAV 
Os 36 PAV existentes estão localizados em: Alterosa; Andradas; Areado; Bom Sucesso; Camanducaia; Cambuí; Campanha; Campos Gerais; Campestre; Caldas;  Carmo da Cachoeira; Carmo de Minas; Carmo do Rio Claro; Caxambu; Elói Mendes; Extrema; Guapé;  Guaranésia; Lambari; Machado;  Maria da Fé; Monte Sião; Muzambinho;  Nepomuceno; Ouro Fino; Paraguaçu; Paraisópolis; Pedralva; Perdões; Piranguinho; Poço Fundo; Santa Rita do Sapucaí; Santo Antônio do Amparo; São Gonçalo do Sapucaí; Três Corações e Três Pontas. 
 
 

Comente, compartilhe!