Guaxupé, sexta-feira, 29 de março de 2024
Cultura

Guaxupé ganha documentário sobre Carnaval

terça-feira, 13 de abril de 2021
Guaxupé ganha documentário sobre Carnaval Imagem: Divulgação Coletiva.eco

Um documentário de quase uma hora resultou em um registro histórico do Carnaval de Guaxupé, por meio da participação de treze mulheres que tiveram representatividade local como foliã, carnavalesca ou trabalhadora na produção da festa.
É o terceiro projeto viabilizado pela Coletiva.eco, que realiza ações culturais  nas artes literárias, cênicas, visuais, audiovisuais e musicais. No ano passado, o encontro virtual 100 Clarice homenageou o centenário da escritora Clarice Lispector.
Em 2021, diante da falta de Carnaval na pandemia, a Coletiva lançou no YouTube o Sarau Marias e Clarices, em referência ao verso “Choram Marias e Clarices”, da música O Bêbado e a Equilibrista, de Aldir Blanc e João Bosco.
Neste projeto, disponível na internet, cantoras, escritoras, vozes de Guaxupé e de outras cidades mesclaram música, poesia e memórias de carnavais. Como complemento, foram gravados depoimentos de mulheres que tiveram participação expressiva no Carnaval guaxupeano.
As entrevistas originaram o documentário Elas e Outras Carnavais, que será lançado em 16 de abril, às 21h00, no YouTube, e ficará disponível no Instagram e Facebook da Coletiva.
São memórias de treze participantes em doze depoimentos: Ada Magno, Alessandra Ricciardi, Celina Imbrizi, Bia Melo, Dora Otaviano, Jurema Otaviano, Jussara Otaviano, Lilian Fernandes, Lorice Cury Saad, Marlene Ferreira Fernandes, Marina Fernandes, Nathália Pallos Imbrizi e Sheila Saad.
O documentário foi produzido por integrantes da Coletiva.eco: Gabriel Ricciardi, Laise Diogo, Marina Magno e Mariane Herédia. A ação foi realizada com recursos da Lei Aldir Blanc por meio de um edital municipal da prefeitura de Guaxupé e da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. 

Comente, compartilhe!