Guaxupé, sexta-feira, 29 de março de 2024
Cultura

Vídeos sobre Museu em Casa receberão 700 reais

segunda-feira, 22 de março de 2021
Vídeos sobre Museu em Casa receberão 700 reais Antigo torrador manual de café (Foto: divulgação)

O Coletivo Guaranésia Memórias oferece 27 bolsas de incentivos, no valor de R$ 700,00 cada, para as propostas de vídeo que forem selecionadas no projeto Objetos de Museu em Minha Casa.
Um dos objetivos é incentivar a formação de produtores de vídeos. Basta gravar um micro depoimento sobre a importância de um antigo objeto, utilitário ou decorativo, que tenha valor afetivo e faça parte de um museu caseiro.
O outro objetivo é registrar falas populares relacionadas à memória e preservação de objetos de valor histórico. Os 27 vídeos farão parte da mostra Guaranésia Lives e do acervo do Museu Casa da Memória de Guaranésia.
Para participar, os interessados devem ler o regulamento no site 
www.guaranesialives.com.br. Para se inscrever, é essencial defender o porquê da peça escolhida e contar a história pessoal ou familiar envolvida com o objeto. Toda pessoa que demonstre interesse pela temática do projeto poderá se inscrever, inclusive produtores, artistas do audiovisual e menores de idade. O prazo de inscrição é até o próximo 10 de abril.
Terão mais chances de serem aprovadas as propostas e objetos que gerarem debates com conteúdo museológico, reflexões sobre a importância da preservação e da memória. Quanto maior a possibilidade de registrar e arquivar manifestações culturais, melhor. 
Conselheiros do Coletivo Guaranésia Memórias farão a seleção dos 27 contemplados com a bolsa-auxílio. A equipe é formada por Ana Tereza Arouche, Maria Helena David Torres, Maurício Moreira e Rodolfo Bonifácio. Depois, os selecionados participarão de um grupo de orientação para produzirem o vídeo no prazo de duas semanas.


 

Comente, compartilhe!