Guaxupé, sábado, 20 de abril de 2024
Cidades

Paraíso tem primeiro caso de "Flurona", contaminação dupla por covid e gripe

sábado, 15 de janeiro de 2022
Paraíso tem primeiro caso de "Flurona", contaminação dupla por covid e gripe Imagem: Getty images

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) anunciou nesta semana 14 casos confirmados de "flurona" em Minas Gerais. Entre eles consta um paciente de São Sebastião do Paraíso que estava lotado na rede particular e o município rastreia como possa ter ocorrido a contaminação. De acordo com a secretaria, nenhum paciente com coinfecção pelo influenza e pelo coronavírus morreu no Estado.
A SES-MG reforça que, embora os casos simultâneos de covid-19 e de gripe estejam em evidência neste momento devido à alta circulação de dois vírus, não é incomum que haja infecções por duas doenças ao mesmo tempo. "Antes da pandemia de covid-19, não era raro haver a detecção laboratorial simultânea do influenza e outros vírus respiratórios (vírus sincicial, rinovírus, dentre outros), conforme observado na rotina da Vigilância Sentinela da Síndrome Gripal (SG)", explica a pasta, por meio de nota.
Além de um caso em São Sebastião do Paraíso, também há registros de cinco ocorrências em Juiz de Fora e dois em Poço Fundo. Cidades como Araxá, Ipatinga, Itamonte, Monte Carmelo, São Lourenço e Uberlândia também registraram um caso cada. A capital Belo Horizonte confirmou seu primeiro caso na terça-feira, em um homem de 60 anos, que já se curou.
Conforme apurado, trata-se de um caso confirmado na quarta-feira, 12, oriundo da rede particular e resultou em internação hospitalar. A Prefeitura foi informada da confirmação da dupla infecção e já iniciou o rastreio do paciente. Está em fase de apuração como pode ter ocorrido a dupla infecção, bem como os contatos realizados pela pessoa, que também estão sendo monitorados.  Coleta de material foi realizada e encaminhada para análise, através da Diretoria Regional de Saúde de Passos.
Não há evidências de que a combinação de Covid-19 e gripe causada por influenza levem a quadros mais graves. A nota ressalta ainda que a situação trás preocupação no contexto da pandemia da covid-19, pois os primeiros casos de dupla infecção começaram a ser identificados no Brasil em um momento em que a circulação de ambos se mostra intensa. A SES/MG ainda posicionou que acompanha a evolução dos pacientes e aguarda orientações técnicas do Ministério da Saúde para conclusão da investigação.
Médicos recomendam cuidado reforçado, porém, com grupos mais suscetíveis ao agravamento das duas doenças, como idosos e pessoas com imunossupressão. As formas de prevenção para ambas é a mesma: uso de máscara bem-ajustada ao rosto, higienização das mãos, evitar aglomerações e privilegiar locais abertos e arejados. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde, não foram notificadas mortes associadas aos casos reportados em nenhuma das cidades mineiras. (Jornal do Sudoeste)
 
 

Comente, compartilhe!