Guaxupé, domingo, 24 de outubro de 2021
Cidades

Programa Lixo Zero encerra os trabalhos do aterro de lixo em Guaxupé a partir desta sexta-feira

quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Programa Lixo Zero encerra os trabalhos do aterro de lixo em Guaxupé  a partir desta sexta-feira Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé

Com este Programa nenhum quilo de lixo será enterrado em terras guaxupeanas.

O Governo Municipal inicia nesta sexta-feira, 1 de outubro, mais um grande e importante passo para a preservação do meio ambiente da cidade e melhor qualidade de vida para a população. Trata-se do PROGRAMA LIXO ZERO. Com este programa, todo o lixo produzido não mais será enterrado no município e o conhecido ‘’lixão’’ será desativado.
Um dos primeiros grandes passos, que foi dado com a implantação do serviço de coleta seletiva e a cooperativa de recicláveis, que fazem a destinação correta de grande parte dos resíduos gerados na cidade, já estão em pleno funcionamento e a população de Guaxupé tem demonstrado participação cada vez maior na separação do lixo reciclável, que é recolhido de forma agendada em todos os bairros da cidade.
Agora, as atividades do ‘’lixão’’, que ainda recebia grande parte do lixo da cidade, que acabava sendo enterrado, serão encerradas. ‘’Todo o material reciclável será encaminhado para a Cooperativa Recicla Guaxupé, enquanto o lixo orgânico será encaminhado para um aterro sanitário licenciado na cidade de Tapiratiba’’, explicou a Diretora de Meio Ambiente, Rafaela Macedo.
Os resíduos de construção civil e jardinagem serão destinados a uma nova área, localizada na antiga Cascalheira Municipal. Estes resíduos, em breve, também serão reciclados por trituradores e serão utilizados em compostagem e manutenção de estradas e obras públicas.
Em breve, toda a área onde hoje se encontra o lixão passará por um processo de recuperação. ‘’É uma área extensa e o trabalho será duro. Durante muitos anos, o local recebeu uma quantidade muito grande de lixo, mas agora isso será passado. Vamos recuperar a área e dar destinação certa para o lixo da nossa cidade. Aproveitamos a oportunidade para incentivar a população a fazer a separação de seus resíduos na hora de descartar e ficar atentos aos dias e horários que o caminhão da reciclagem passa’’, pontuou o Prefeito Dr. Heber.
Além do ganho ambiental, estas ações farão com que o município receba uma parte do ICMS Ecológico, revertendo o lixo em obras e serviços para a população de Guaxupé. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé)

Comente, compartilhe!