Guaxupé, sexta-feira, 29 de março de 2024
Cidades

Instituto Butantan e município de Guaxupé fecham parceria para realização de inquérito domiciliar e sequenciamento de variantes da Covid-19

segunda-feira, 23 de agosto de 2021
Instituto Butantan e município de Guaxupé fecham parceria para realização de inquérito domiciliar e sequenciamento de variantes da Covid-19 Foto: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé

Serão 616 residências e cerca de 1.300 moradores participantes do projeto

O Instituto Butantan e o município de Guaxupé oficializaram nesta segunda-feira, 23, uma parceria para mapear a transmissão local da Covid-19 por meio de um inquérito epidemiológico e realização do sequenciamento de variantes na cidade.
De sexta-feira, 27, até domingo, 29, o Butantan realizará a testagem dos munícipes de Guaxupé. A iniciativa tem como objetivo verificar a transmissão local da Covid-19 por meio da testagem para detecção do novo coronavírus e aplicação de uma estratégia de combate à pandemia a partir do isolamento de quem estiver com diagnóstico confirmado de Covid-19.
Para isso, o instituto vai fornecer testes rápidos de antígeno ao município. Serão testados munícipes de residências localizadas em regiões variadas da área urbana, conforme sorteio. As informações coletadas pelos profissionais de saúde serão integradas à plataforma ‘’Tainá’’, contribuindo para mapear a transmissão do vírus nos municípios.
“Iniciativas como essa parceria realizada hoje são fundamentais para compreendermos não somente a disseminação do vírus, mas também a evolução das variantes no território nacional e os estudos e estratégias necessárias para combater a Covid-19”, afirmou o Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.
O inquérito domiciliar vai contar com 616 residências, divididas em clusters – que são áreas demarcadas. Em cada cluster, haverá o sorteio de residências que serão visitadas por dois agentes de saúde. Todos os moradores poderão realizar o teste rápido de antígeno para detectar a presença do coronavírus.
‘’Guaxupé entra para a história hoje. A vinda do Instituto Butantan traz mais do que um estudo, traz esperança. O caminho para vencermos o coronavírus, não tenho dúvidas, é pela ciência’’, finalizou o Prefeito Dr Heber.
Está em avaliação a possibilidade de incluir munícipes de Guaxupé nos ensaios clínicos da Butanvac, nova vacina do Butantan contra a Covid-19. Os voluntários fariam parte da fase 1 do projeto, que avalia se o imunizante é seguro e não causa efeitos adversos. (Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaxupé)
 

Comente, compartilhe!