Guaxupé, sexta-feira, 29 de março de 2024
Cidades

Principais cidades do Sul de Minas estão com 100% dos leitos de UTI ocupados

terça-feira, 25 de maio de 2021
Principais cidades do Sul de Minas estão com 100% dos leitos de UTI ocupados A ocupação dos leitos UTI Covid-19 da Santa Casa de Guaxupé está acima de 100% (Foto: Divulgação)

Casos de Covid-19 aumentaram depois do Dia das Mães

A falta de leitos de UTI disponíveis para internação é motivo de preocupação nas principais cidades do Sul de Minas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, nesta terça-feira, 25, a taxa de ocupação de UTI no Sul de Minas é de 88,17%, sendo que a taxa dos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 é de 87,67%.

Guaxupé
Em Guaxupé, a situação é bem preocupante, pois, de acordo com o último Boletim desta segunda-feira, 24 de maio, a ocupação dos leitos UTI Covid-19 era de 105%, ou seja, bem acima do número de leitos disponíveis. Além disso, o número de casos positivos da doença registrado a cada dia chega a ser em torno de 30 a 40, e os óbitos já chegaram a 79.

Poços de Caldas
Durante o mês de março, Poços de Caldas atingiu três vezes a taxa de 100% de ocupação dos leitos. Desde sábado, os 73 leitos estão ocupados. Segundo a prefeitura, mais de 61% dos leitos são ocupados por moradores da cidade. O restante é ocupado por moradores de outras cidades, uma vez que Poços de Caldas é referência no tratamento da Covid-19 na microrregião.
“Nós estamos com 100% dos leitos ocupados. Ainda temos o Hospital de Campanha e estamos atendendo a população da cidade e da região, mas tenho medo que não seja mais suficiente. É preciso que o Governo do Estado e o Governo Federal entenda que podemos chegar em uma situação de colapso”, afirmou Carlos Mosconi, secretário de Saúde. Outra preocupação é com o número de contaminados.
 
Pouso Alegre
Em Pouso Alegre, todos os 50 leitos de UTI destinados para tratamento da Covid-19 estão ocupados. Destes, 35 estão ocupados por moradores da cidade e 22 de cidades vizinhas.
Durante o mês de maio, a taxa chegou a 107% de ocupação, com 65 pessoas na UTI, mesmo com 57 leitos credenciados. Até o momento, a cidade já registrou 16.905 casos de Covid-19, o que representa 11,08% da população.
 
Varginha
Segundo o último boletim divulgado pela Prefeitura de Varginha, 37 pessoas estão internadas em leitos de UTI e 52 em leitos de enfermaria. Para o secretário de Saúde, o aumento de casos pode ser atribuído ao Dia das Mães.
“O Dia das Mães se caracteriza como o start deste novo patamar alto. A gente percebe aumento de novos casos e com isso de internações. Nós temos três fatores para explicar esta situação. O primeiro é a cobertura vacinal, o segundo é o afrouxamento das medidas de prevenção por uma parte da população e por último a circulação de variantes”, explicou Luiz Carlos Coelho, secretário de Saúde.
Em Varginha, 10.196 pessoas já tiveram Covid-19, o que representa 8,28% dos moradores e 30,9 mil pessoas já foram vacinadas com pelo menos uma das doses.
 
Passos
A Santa Casa de Passos está há mais de duas semanas com 100% dos leitos de UTI ocupados e a Unidade de Pronto Atendimento não tem capacidade para receber pacientes em estado de saúde moderado/grave.
Desde a semana passada, a UPA está com pacientes aguardando vagas para serem transferidos. Na última semana, a unidade registrou 23 pessoas na fila de espera por um leito.
A UPA tem capacidade para internar 19 pacientes. A unidade possui 19 leitos e seis respiradores, podendo então intubar pacientes. Além disso, a UPA possui 13 leitos de enfermaria.
 
Outras cidades
Outras cidades do Sul de Minas também estão com taxa máxima de ocupação dos leitos de UTI. São elas: Lavras, Três Corações, Três Pontas, São Lourenço, Alfenas e Boa Esperança.
Já em Itajubá, a taxa está em 90% e em 65% em São Sebastião do Paraíso.
(Com EPTV)
 
 
 
 

Comente, compartilhe!