Guaxupé, sábado, 20 de abril de 2024
Agropecuária

Minas vacina 97,5% de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e retirada da vacina para o próximo ano foi suspensa pelo MAPA

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022
Minas vacina 97,5% de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa e retirada da vacina para o próximo ano foi suspensa pelo MAPA Foto: IMA/Divulgação

Mais de 300 mil produtores imunizaram os animais de zero a 24 meses em todas as regiões do estado

Minas Gerais alcançou índice de 97,5% de cobertura vacinal em bovinos e bubalinos de zero a 24 meses contra a febre aftosa. A campanha teve início em 1/11/2021 e foi prorrogada para 20/12 devido a problemas na distribuição do imunizante pelas revendas e em razão ao enfrentamento da pandemia de covid-19. No entanto, mais de 300 mil produtores rurais imunizaram 10,2 milhões de animais nos rebanhos mineiros. 
O balanço positivo da campanha é resultado do compromisso dos pecuaristas somado a iniciativas do 
Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)
Os pecuaristas puderam comprovar a vacinação até 30/12. Os dados foram monitorados e analisados diariamente pela Gerência de Defesa Sanitária Animal (GDA) do IMA, por meio do Sistema de Defesa Agropecuária (Sidagro). 

Sistema de vigilância 
Devido ao planejamento para melhorar o status sanitário de Minas Gerais em relação à febre aftosa, estratégias para o fortalecimento do sistema de vigilância vêm sendo adotadas. O objetivo é promover ações de detecção precoce e de resposta rápida a emergências sanitárias. 
Há cinco componentes de vigilância para a febre aftosa: as realizadas a partir de notificações de suspeitas; em propriedades rurais; em eventos agropecuários; em estabelecimentos de abate; e as para estudos soroepidemiológicos. Esses diferentes componentes do sistema de vigilância produzem regularmente informações que ajudam a tomar decisões com base em uma avaliação de risco precisa, oportuna e objetiva.  
Nesse sentido, o IMA realizou, nesta campanha, a fiscalização de 2.849 propriedades rurais identificadas como maior risco de uma possível introdução e disseminação da febre aftosa. 

 
Vacinação em 2022 
O IMA reforça que terá vacinação contra a febre aftosa em todo o estado em 2022. Conforme o calendário oficial, as etapas ocorrem em maio e novembro. 
A retirada da vacinação prevista para o ano passado foi suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em razão da pandemia. 
Entre os principais desafios de Minas Gerais está a finalização do georreferenciamento das propriedades rurais e o aumento no número de vigilâncias ativas e passivas, sendo esta última dependente do engajamento do produtor rural em notificar a suspeita da enfermidade.
 (Agência Minas)
 
 

Comente, compartilhe!