Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Agropecuária

Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

quinta-feira, 16 de setembro de 2021
Fórum Café e Clima apresenta condições da produção diante dos impactos climáticos

Cenários serão abordados por especialistas em evento virtual promovido pela Cooxupé no dia 21 de setembro, às 14h00

Como os cafezais estão reagindo diante do comportamento do clima, marcado por seca, geada e déficit hídrico, e quais os impactos para a safra atual e para a próxima? Estes cenários serão discutidos durante o 3º Fórum Técnico Café e Clima, realizado pela Cooperativa Regional dos Cafeicultores em Guaxupé, no dia 21 de setembro, a partir das 14h. O evento é 100% online e será transmitido pelo canal da Cooxupé no Youtube.
"O clima tem impactado os cafezais nos últimos anos e em 2021 ainda tivemos a ocorrência de episódios de geada. Este Fórum tem como objetivo apresentar quais são os efeitos do comportamento climático na safra atual, apontando, ainda, para produtores e para o mercado expectativas em relação à próxima. Desde a primeira edição, o evento vem confirmando seus resultados e tendências, nos ajudando a direcionar melhor a nossa atividade cafeeira", define o presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo.

 
Programação
O coordenador de Geoprocessamento da Cooxupé, Éder Ribeiro dos Santos, fará um relato sobre as condições agrometeorológicas na safra de café 2021, nas regiões de atuação da cooperativa que compreendem o Sul de Minas Gerais, o cerrado mineiro e a média mogiana do estado de São Paulo.
Também está confirmado no Fórum o professor da UFLA (Universidade Federal de Lavras) José Donizeti Alvez, que explicará como as adversidades meteorológicas podem alterar a fisiologia da planta do café e, assim, impactar a safra de 2022.
Já o professor da Universidade Federal de Alagoas, Luiz Carlos Baldicero Molion, apresentará as perspectivas do clima para a safra 2021/22 e quais são as tendências para os próximos 15 anos.

 
Fórum Online
O 3º Fórum Técnico Café e Clima da Cooxupé será transmitido pela página da cooperativa no Youtube. O evento é 100% online e pode ser assistido sem a necessidade de inscrição (Link: https://www.youtube.com/channel/UCYqf_b9i0HO1IofxBf4pdBg).

Comente, compartilhe!