Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Assustador despreparo

sábado, 2 de outubro de 2021
Assustador despreparo Foto: Divulgação

Antônio entra na loja de calçados, pede um sapato na cor bege, e de bico arredondado.
O vendedor tira vários sapatos pretos de bicos finos.
Ana entra numa loja querendo comprar um novo ferro de passar roupas. Quis tirar uma dúvida e perguntou ao vendedor. Mais um que não tinha a menor noção do que estava vendendo. Pegou os dois ferros e disse para a cliente assim: "Uai... Olha... Então, é o que está escrito aqui na caixa mesmo de cada um, o que eles fazem."
Mariana entra na papelaria pedindo uma caneta Pilot permanente de traço grosso, e a vendedora lhe mostra várias canetas bic e compactor de pontas finas.
Esses três exemplos cotidianos, frequentes e diários, revelam a fragilidade do comércio das nossas cidades em geral.
As vendedoras e os vendedores - em geral - muito mal conhecem os produtos vendidos pelas lojas, não têm a menor noção do porque eles existem, como funcionam, não sabem explicar a diferença de um para o outro, não sabem identificar e muito menos dizer os detalhes ou as características específicas de cada item, não sabem explanar o bom uso a fim de não estragar etc.
Ainda bem que as exceções existem também. São exceções, ou seja, raridades.
Nas exceções, o vendedor ou a vendedora, ambos movidos pela gratidão ao emprego, pelo desejo de aprender, e pela iniciativa em se manter no mercado de trabalho, conquistando validação dos clientes e, com isso,  credibilidade, buscam informações, procuram estudar, vão atrás do conhecimento, mesmo que o patrão não lhes orientem completamente.
Um dia desses eu fui numa loja de artigos esportivos comprar uma bermuda de tecido fino, bem apropriado ao calor intenso que estamos enfrentando, com dois bolsos na frente e um bolso de trás com velcro. E pedi no tamanho M, na cor preta ou azul escuro, e sem grandes detalhes de desenhos. O vendedor não apenas me mostrou exatamente o que eu pedi, como ainda deu uma aula sobre a marca que produz aquele tipo de bermuda para as estações mais quentes do ano, as características exclusivas daquele tipo de tecido, além de me explicar o que eu deveria fazer e evitar para manter a bermuda por muito tempo em bom estado de uso.
A sensação que eu tive era de estar num outro país ou planeta. Há muito, muito tempo eu não via um vendedor com tanta vontade de conhecimento, boa vontade e clareza no esclarecimento. Foi uma alegria poder comprar aquela bermuda. Da próxima vez, numa próxima compra, que loja será eu voltarei a procurar?
A resposta é bastante evidente...
 

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