Guaxupé, sexta-feira, 19 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Colunista do Jornal da Região entrevista jornalista e apresentadora do Programa CNN Viagem & Gastronomia

quinta-feira, 30 de setembro de 2021
Colunista do Jornal da Região entrevista jornalista e apresentadora do Programa CNN Viagem & Gastronomia A jornalista e apresentadora do Programa CNN Viagem & Gastronomia, Daniela Filomeno Seripieri (Fotos: Divulgação)

Daniela Filomeno Seripieri, do Canal CNN Brasil, é a entrevistada de hoje do colunista Rodrigo Fernando Ribeiro

Daniela Filomeno Seripieri, jornalista e apresentadora do Programa CNN Viagem & Gastronomia, doCanal CNN Brasil, é a entrevistada de hoje do colunista Rodrigo Fernando Ribeiro. 
Acompanhe essa rara oportunidade de conhecer aspectos do nosso Brasil através dessa mulher de alma tão compassiva e gentil.
 
Daniela, o que te motivou a levar para todo mundo, os encantos de vários pedacinhos deste nosso país, e de outros lugares dessa nossa casa comum, o planeta Terra? O que de mais humano você encontrou por aí?
R: O que me move é um combinado de paixões: pelas histórias, riquezas culturais, gastronômicas e o desvendar de cada particularidade dos lugares que visito.
Tenho imenso prazer em compartilhar os momentos maravilhosos proporcionados pelas viagens. Cada paisagem, cultura e novo sabor é revigorante!
Ao mesmo tempo, saber que estou contribuindo com o turismo nacional e internacional, trazendo informação sobre viagem e gastronomia, é muito motivante.
 
Na vida temos a oportunidade de nos encontrar e encantar. Daniela, nós podemos contemplar no seu olhar e no seu sorriso, o seu genuíno encanto por viver, algo belo que te conduz, certamente, a agradecer. A quem você é especialmente grata por estar viva e poder experimentar lugares e sabores?
R: Sou muito grata pela minha família e também pela formação que tive. Além disso, sou muito agradecida a cada um dos 60 países que tive a oportunidade de visitar, pois tenho certeza que todos contribuíram para eu me tornar quem sou hoje.
 
Registros na eternidade... da sua história de menina, de criança, depois de mulher madura e mãe, acredita que esse seu jeito de ser, seu modo simples e respeitoso de existir, sua maneira verdadeira de viver, já tem deixado registrado para sempre o quê, lá no céu, à espera de um dia poder reencontrar e intensificar ainda mais, numa realidade sempre nova e feliz?
R:Foram muitos desafios e obstáculos que fazem parte do percurso profissional. Sem dúvida, tirei muitas lições e aprendi em cada dificuldade que com persistência, garra e muito trabalho, conseguimos alcançar bons resultados e nossos objetivos. Não é fácil, mas como mulher que trabalha desde 17 anos de idade, me orgulho muito dessa trajetória.
 
O turismo não é somente uma viagem para fora, é também uma jornada para dentro - dentro da alma. Uma oportunidade de afirmação e até requalificação de valores. O que tem se tornado valor de aprendizado substancial para você nessas tantas viagens já realizadas?
R: Viajar não é apenas cumprir uma simples lista de pontos turísticos. É viver na essência e com intensidade a experiência local, através de costumes e gastronomia de cada canto. O contato com as peculiaridades de cada lugar te obriga a sair da sua zona de conforto, vivendo experiências que te transformam como ser humano.
 
Gastronomia rima com Astronomia. Comer não é devorar. Comer é degustar. Na degustação, gesto de respeito e ponderação diante dos alimentos, você viaja mentalmente, percorre trajetos emocionais em você registrados e jamais esquecidos. Viaja por mundos, pelo seu mundo, ao adentrar e caminhar respeitosamente pelos mundos daqueles que carinhosamente preparam as delícias com suas mãos amorosas. Daniela, é isso que eu percebo e compreendo em cada degustação sua, onde você realiza como se estivesse num ritual sagrado de comunhão, em oração, se mantendo inicialmente de olhos fechados. É isso mesmo que acontece? Você percorre mesmo essas galáxias repletas de brilhantes estrelas?
R: A minha relação com a gastronomia é de amor, uma paixão que começou desde pequena. Degustar vai além do prazer de comer algo saboroso. Envolve, também, descobrir histórias de vida, sempre adquirindo cultura e conhecimento. Acima de tudo, é sobre ser feliz.
 
Eu estou falando com você do Sudoeste de Minas Gerais. Você já percorreu essa e outras regiões do Estado. Que impressões marcantes você conseguiu assimilar desses cantinhos de Minas?
R: Minas Gerais é um lugar que guardo com muito carinho no meu coração, até porque tenho um lado mineiro de família.
Sua diversidade cultural é capaz de atrair todo tipo de turista. Além de ser cercado por cidades históricas e paisagens exuberantes, também possui uma gastronomia de dar água na boca. Monumentos culturais, contato com a natureza e boa comida: é o roteiro de viagem perfeito!
 
Numa entrevista não conseguimos atingir sempre tudo aquilo que a pessoa entrevistada gostaria de nos dizer. Então, além de agradecer imensamente a sua generosa participação, deixo aqui o espaço para a sua mensagem final…
R: Estou muito feliz com a retomada do turismo e em poder contribuir para esse setor tão importante para economia através do CNN Viagem e Gastronomia.
Conto com todos vocês para assistir a segunda temporada do CNN Viagem e Gastronomia, que estreia no sábado, 2 de outubro, às 21h00 no CNN. Os novos episódios terão muitos destinos gastronômicos, hotéis-fazenda e, é claro, muitas paisagens lindas de Minas Gerais! Não percam!

Confira as Fotos

Comente, compartilhe!