Guaxupé, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Retomar para requalificar

terça-feira, 21 de setembro de 2021
Retomar para requalificar Imagem: Divulgação

Você certamente já ouviu por aí a expressão “tomada de consciência.”
Claro, é necessário tomar consciência. Faz parte do processo de autoconfrontação e autoconhecimento.
Apesar disso, e mais do que isso, é fundamental também retomar a consciência – recuperar o significado e o sentido da sua existência.
Entendeu? Não apenas tomar consciência, mas também retomar/recuperar a consciência.
Lembre-se: somos seres espirituais passando por uma experiência na terra. Não estamos aqui em vão. Cada um tem o seu papel, a sua importância, a sua dignidade, a sua missão. Somos território sagrado. O que é sagrado não pode ser zombado, e sim respeitado.
Quando você sente, percebe e compreende o que ocorre na sua mente, as realidades que fazem parte da sua biografia, da sua história, do seu contexto, das suas crenças e dos seus valores, você então toma consciência de quem você é, tornando-se mais capaz de conviver, mais eficaz em pacificar.
Mesmo assim, com o passar dos dias, você vai se distraindo perante às preocupações, tensões e ocupações do dia a dia. É natural que isso ocorra.
É nesse momento de distração que você precisa retomar a consciência de tudo aquilo que já entendeu um dia.
Se não retoma, não recupera a consciência, a tendência é fazer crescer em você o medo, a ansiedade, a angústia, o desânimo e até o desespero.
Por outro lado, retomando a consciência, você requalifica a sua vida, fazendo dela uma trajetória fascinante de enfrentamento de dificuldades, reconhecimento das suas limitações, porém, acima de tudo, uma preciosa oportunidade de fortalecimento pleno em entusiasmo na certeza de ter semeado bons frutos e, por isso, a colheita está próxima.
Isso é fé... Isso é esperança.

Comente, compartilhe!