Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Orar é bom?

terça-feira, 20 de julho de 2021
Orar é bom? O pároco da Catedral de Guaxupé, Padre Reginaldo da Silva, apresentou à comunidade uma boa iniciativa, convidando outros pastores na missão sacerdotal de edificação do Reino de Deus na Terra (Foto: Divulgação)

"Examinai tudo e ficai com o que é bom.” (Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 21)
 
A oração é uma necessidade diária (1 Tessalonicenses 5, 17).
Erra quem pensa ser a oração apenas um assunto comum entre pessoas religiosas.
A oração é também um tema de constatação científica.
Quem acompanha meus escritos desde o ano de 2006, sabe que eu venho comunicando isso com certa frequência.
O neurologista Francisco Di Biase, premiado cientista brasileiro, tem se dedicado muito na divulgação dessa verdade incontestável.
Na década de 1980, no Hospital de São Francisco, na Califórnia, Estados Unidos, foi realizada uma pesquisa numa CTI Cardiológica, onde pacientes submetidos à orações melhoraram o quadro clínico. Detalhe: nem os médicos nem os pacientes sabiam que estavam sendo alvo de orações. Isso causou um grande impacto na comunidade científica.
Também já está demonstrado que quando 1% de uma comunidade ora e medita, o restante da comunidade é transformada.
Então pense bem: se quando apenas 1% da comunidade se dedica em orar e meditar, transformando o restante da comunidade, imagine se 1% da população mundial fizer o mesmo! Certamente conseguiríamos espalhar uma onda de paz na Terra, ou seja, reverteríamos a violência que tem destruído o planeta.
Perceba e compreenda que quando a ciência lúcida se une à religião sadia, a luz se faz mais consciente e presente nas mentes e nos corações das pessoas.
Em meio à pandemia contemporânea, propostas diversificadas nos foram apresentadas – propostas mirabolantes que devem ser rejeitadas (1 Ts 5, 22), e propostas boas que podem e precisam ser aceitas, acolhidas, assimiladas, vivenciadas... Testemunhadas!
Na cidade de Guaxupé, o pároco da Catedral Diocesana Nossa Senhora das Dores, Padre Reginaldo da Silva, apresentou à comunidade uma boa iniciativa de união na oração, para o bem comum, convidando outros pastores na missão sacerdotal de edificação do Reino de Deus na Terra (Confira em Apocalipse 1, 6): uma situação social de justiça, alegria e paz, alicerçada na fé, na esperança e na caridade. Na verdade, um chamado de todos, de toda a Igreja.
Quem prosseguiu nesse exemplo?
Quem tem perseverado na oração?
Orar, meditar, contemplar... é o que de melhor existe para que possamos alcançar uma reposta de relaxamento e pacificação individual e coletiva. As nossas defesas orgânicas melhoram. A ciência que tem se dedicado muito em demonstrar isso é a Psiconeuroimunologia. O organismo e o psiquismo respondem com tranquilidade, serenidade e harmonia para quem frequentemente confia, ora, medita, contempla e agradece.
Você quer dormir melhor? Quer acordar melhor? Viver melhor?
As orientações, mais uma vez, estão aqui...
 

Comente, compartilhe!